O pedido para início de uma investigação do esquema de desvios em pagamentos de aposentados e pensionistas foi formalizado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30).
A proposta é voltada para abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) ligada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O pedido alcançou 185 assinaturas, mas uma eventual instalação depende do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em coletiva a jornalistas, deputados de oposição, principalmente do PL, defenderam o início de uma investigação “o mais rápido possível”. Também avaliaram que o governo Lula deveria apoiar o texto e marcaram posição pela saída do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, da Esplanada.
“Ministro Lupi peça para sair, e se não pedir, que o governo não mantenha ele no ministério”, afirmou o autor do pedido, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO). Uma posição favorável do governo Lula foi indicada por Altineu Côrtes (PL-RJ), ex-líder do partido na Câmara.
“O governo deveria apoiar esta CPI por estar apoiando a continuidade das investigações”, afirmou Altineu. “É uma das CPIs mais importantes da história do Congresso Nacional, porque o dinheiro foi roubado de aposentados. É uma coisa gravíssima. Equiparo a importância à CPI da Petrobras,a CPI do BNDES, que desviaram bilhões de reais do Brasil. Mas nesse caso, os bilhões de reais foram desviados de aposentados”, completou.
Os parlamentares também disseram acreditar que o pedido será atendido pelo presidente Motta e apontaram trabalhar com um “plano b” para uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito). O tipo de processo depende de senadores é cria o grupo de forma automática, sem necessidade de ser pautado por presidentes de cada Casa.
Mais cedo, deputados que apoiam a CPI levaram a informação do texto ser protocolado à reunião de líderes e afirmaram que o presidente Motta se comprometeu a avaliar a proposta, mas que também precisa analisar pedidos apresentados anteriormente. Existem outras 12 CPIs na lista, que foram protocoladas e não instaladas.
Fonte: R7