O secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Sérgio Firpo, pediu demissão da função nesta semana. A pasta comandada por ele é responsável pela revisão de gastos do governo. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela CNN.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, já havia algum tempo que Firpo demonstrava vontade de deixar o cargo. A grande insatisfação é com relação à falta de convencimento do governo em conseguir traduzir as revisões em melhorias.
A pasta comandada por ele tem realizado diversos diagnósticos das políticas públicas do governo e dado sugestões para melhorias, como ocorreu na semana passada, quando foi apresentado o Relatório Bienal da Secretaria de Monitoramento e Avaliação (SMA): 2023–2024.
Na ocasião, Firpo defendeu o trabalho de aperfeiçoamento das contas públicas, bem como convencer da necessidade da revisão dos gastos.
“É preciso engajamento do gestor da política pública no processo avaliativo. Uma vez a avaliação pronta, que gere recomendações que sejam de fato implementadas”, declarou.
Segundo apurou a reportagem, Firpo vai deixar o cargo na próxima semana e deve voltar a dar aulas no Insper, onde é professor titular de Economia. O secretário-adjunto, Wesley Matheus, fica no lugar dele.
Firpo está à frente da SMA desde o início da gestão de Simone Tebet no Planejamento e será o sexto secretário a deixar o cargo. Assim, apenas o secretário executivo, Gustavo Guimarães, está desde o início com a mdbista.
Fonte: CNN Brasil