Mau uso de patinetes elétricos no DF resultará em punições. Confira

O serviço de patinetes elétricos em Brasília registrou crescimento expressivo durante sua fase de testes, com 1.685 unidades em operação e mais de 491 mil viagens realizadas por 124 mil usuários. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a iniciativa se consolidou como alternativa viável para deslocamentos de curta distância, a chamada primeira e última milha.

“Foi um grande sucesso”, afirmou o secretário. “Nós começamos com 672 patinetes e já temos hoje 1.685 nessa fase de testes, que terminou. Já estamos no regime de prorrogação enquanto concluímos a formatação do chamamento público.”

Apesar da adesão da população, o projeto enfrenta desafios com irregularidades no uso, como circulação em vias inadequadas, transporte de cargas e presença de mais de uma pessoa no veículo. “A gente percebe que há uma curva de aprendizado das pessoas de como se relacionar com esse meio de transporte”, disse Zeno. “Precisamos ampliar bastante as campanhas educativas e estabelecer nesse chamamento mecanismos para punição daqueles que descumprem as normas.”

Entre as punições previstas para quem não fizer uso correto dos equipamentos estão suspensão de contas e até bloqueio do acesso ao serviço.

Veja vídeo:

Enquete do TCDF

O secretário também comentou sobre a recente enquete promovida pelo Tribunal de Contas do DF, que indicou superlotação como uma das maiores queixas no transporte público. Zeno destacou que a enquete não tem rigor estatístico, mas reconheceu os problemas apontados. “Nós temos problema de superlotação e você resolve com duas ações muito claras: ampliar a faixa exclusiva e expandir a frota.”

Atualmente, o DF conta com 147 km de faixas exclusivas. “É muita injustiça com o usuário do transporte público ser colocado dentro de um ônibus para competir no trânsito com o carro”, declarou. Segundo ele, com mais faixas exclusivas, um mesmo ônibus pode fazer mais viagens. Além disso, a secretaria prevê a entrega de 100 novos veículos ainda este ano e outros 100 em 2026.

Outra medida em andamento é o desenvolvimento de um aplicativo que permitirá ao usuário planejar a própria viagem com base em dados em tempo real. “Para que ele possa sim ir a uma parada sem precisar ficar esperando ali 30, 25 minutos, sem saber se o ônibus está chegando”, afirmou o secretário.

Zeno ainda comentou a articulação com o Detran para implementar semáforos inteligentes que deem prioridade ao transporte coletivo. “Se a gente conseguir avançar nesse sentido, nós já estamos conversando com o metrô sobre como melhorar a gestão do tráfego com foco voltado para privilegiar a mobilidade.”

Por fim, o secretário celebrou os resultados da gratuidade nos transportes aos domingos e feriados. “Nós ampliamos em 60% a ocupação dos domingos, de 277 mil para 420 mil usuários”, afirmou. “E aumentamos a frota em apenas 4%, absorvendo essa demanda.”

 

 

 

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