Anne McClain e Nichole Ayers, astronautas da NASA, concluíram na última quinta-feira (1º) a quinta caminhada espacial 100% feminina às 2h49 p.m. EDT (ou 15h49 no horário de Brasília). O evento durou um total de 5 horas e 44 minutos, com muitas atividades no cronograma, obrigando a dupla a deixar algumas delas para uma próxima oportunidade.
- Spacewalk: o que é caminhada espacial?
- Após vazamentos em trajes, NASA retoma spacewalks só em 2025
Essa foi a terceira caminhada espacial de McClain e a primeira de Ayers, parte da tripulação da Expedição 73, que se lançou ao espaço em 19 de abril deste ano com sete pessoas.
No histórico da NASA, foi também a 275ª caminhada espacial para montagem, manutenção e modernização da estação espacial internacional (International Space Station, ou ISS).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Correndo contra o tempo
A dupla de astronautas correu contra o tempo e conseguiu concluir os seus dois objetivos principais, incluindo a realocação de uma antena de comunicação da estação espacial e as etapas iniciais de instalação do suporte de montagem para uma IROSA – ISS Roll-Out Solar Array, um novo sistema de paineis solares para aumentar a produção de energia no espaço. O equipamento vai chegar em uma futura missão comercial de reabastecimento da SpaceX.
McClain e Ayres ainda concluíram duas tarefas importantes de preparação, incluindo a instalação de um cabo de ligação para fornecer energia da estrutura P6 ao segmento russo da Estação Espacial Internacional e outra para remover parafusos de uma cobertura de micrometeoroide.
A estrutura é projetada para proteger espaçonaves, satélites e estações espaciais com a ISSA contra impactos de micrometeoroides e detritos orbitais — que são partículas de poeira espacial ou fragmentos que viajam em alta velocidade pelo espaço.
Contudo, com o cronograma atrasado e os consumíveis limitados, tiveram que adiar algumas das tarefas para uma caminhada espacial posterior. As duas mulheres carregaram ferramentas e equipamentos para o lado esquerdo da estrutura da estação espacial, onde focaram em trabalhar na montagem do hardware de fixação dos paineis solares novos.
Os astronautas construíram e montaram o triângulo superior do kit de modificação e outros suportes, mas depois foram instruídas a limpar as estações de trabalho e passar para a próxima tarefa, de maior prioridade.
“Atingimos a configuração mínima e decidimos limpar e priorizar o C2V2 [Comunicações Comuns para Veículos Visitantes]”, disse o controlador da missão.
Quando concluída a montagem da estrutura, os novos paineis solares menores e mais eficientes vão aumentar a capacidade de geração de energia elétrica em até 30%, crescendo o montante da energia total disponível da ISS de 160 para até 215 quilowatts.
Leia também:
- Júpiter tem ciclones e lua de magma: confira últimas descobertas da sonda Juno
- Como funciona a balsa-drone da SpaceX para pouso de foguetes no meio do oceano
- Batido recorde de 6 foguetes lançados em menos de 24 horas; mas um deles caiu
VÍDEO: A LUA ESTÁ ENFERRUJANDO? #Shorts
Leia a matéria no Canaltech.