A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (2/5), para agradecer o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o colégio de líderes partidários por representarem contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por ofensas direcionadas a ela (leia mais abaixo).
“O parlamento é a casa da democracia e do debate, que se faz por meio de argumentos, não de ofensas. É assim que se respeita a representação popular”, escreveu a ministra.
Gleisi elogiou a “atitude rigorosa” da Câmara diante de “comportamentos abusivos que infelizmente têm acontecido”. Na quinta-feira (1º/5), a Mesa Diretora da Câmara protocolou a representação contra Gilvan por quebra de decoro parlamentar, solicitando a suspensão cautelar do mandato por seis meses.
“Para além da honra e da imagem da ministra Gleisi Hoffmann, a honra objetiva do Parlamento foi inegavelmente maculada pela conduta do representado”, destaca trecho do texto.
Ofensas à ministra
Durante sessão Comissão de Segurança Pública da Câmara que recebia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o deputado discutiu com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ), e proferiu ofensas contra Gleisi.
No início de abril, Gilvan também disse desejar a morte do presidente Lula, e, depois da repercussão negativa da fala, afirmou ter se arrependido.