YouTube limita funcionamento de apps que bloqueiam anúncios

O Google iniciou uma força-tarefa para derrubar apps de YouTube que bloqueiam anúncios. Pelo portal de suporte, a empresa anunciou na segunda-feira (15) que vai limitar a qualidade do streaming para restringir o uso desses aplicativos. No lugar, os responsáveis da plataforma recomendam assinar o Premium para ter uma experiência sem publicidade.

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Limitação para apps que bloqueiam anúncios

Segundo o comunicado no site da empresa, a medida é voltada para aplicativos que violam os termos de serviço do YouTube. É o caso de softwares com ad blockers, que impedem a veiculação de anúncios sem custo adicional, similar à navegação da versão paga YouTube Premium.

Para alcançar esse objetivo, o Google informa que os usuários desses aplicativos podem encarar problemas no carregamento de vídeos ou até visualizar erros, como “o seguinte conteúdo não está disponível neste app”. 


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“Queremos enfatizar que nossos termos não permitem que aplicativos de terceiros desativem anúncios porque isso impede que o criador seja recompensado pelas visualizações, e os anúncios no YouTube ajudam a apoiar os criadores e permitem que bilhões de pessoas em todo o mundo usem o serviço de streaming”, justificou a companhia.

YouTube Premium é a solução (óbvia) do YouTube para quem quer vídeos sem anúncios na plataforma (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Google sugere assinatura do YouTube Premium

A nova força-tarefa, cabe ressaltar, não significa que os aplicativos de terceiros estão vetados. Pelo contrário: o Google permite que os desenvolvedores utilizem a API do YouTube para criar soluções próprias. Contudo, os termos de serviço vetam soluções que, eventualmente, bloqueiam a reprodução de anúncios da plataforma de streaming.

Enquanto isso, quem deseja remover os anúncios sem infringir as regras do serviço deve assinar o YouTube Premium, que custa R$ 24,90 ao mês no plano individual. A plataforma ainda possui as modalidades Família, com suporte a cinco contas, e Estudante, com valor mais acessível.

Além de remover os anúncios, a assinatura garante outros benefícios, como a reprodução de conteúdos off-line, vídeos em segundo plano com Picture-in-Picture (PiP), acesso ao YouTube Music e mais.

Leia a matéria no Canaltech.

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