Cidade do Vaticano – Na manhã desta sexta-feira (2), bombeiros instalaram a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, no Vaticano, marcando mais uma etapa dos preparativos para o conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco.
A estrutura será usada para sinalizar o resultado das votações dos cardeais a partir do dia 7 de maio, com fumaça preta indicando que nenhum nome foi escolhido e fumaça branca revelando a eleição de um novo pontífice.
Preparativos para o conclave
A chaminé, com cerca de dois metros de altura, foi conectada a duas estufas dentro da Capela Sistina. Uma delas será utilizada para queimar as cédulas de votação, enquanto a outra, auxiliar e eletrônica, garantirá a visibilidade da fumaça. Esse sistema foi adotado após dificuldades em conclaves anteriores para distinguir claramente a cor da fumaça.
A Capela Sistina, famosa pelos afrescos de Michelangelo, foi fechada ao público para receber os preparativos do conclave. Foram instaladas mesas e bancos para os cardeais, além de um banheiro químico, visando manter o sigilo do processo. Bloqueadores de sinal também foram implementados para evitar qualquer comunicação externa.
Processo de votação
O conclave contará com a participação de 133 cardeais com menos de 80 anos, que têm direito a voto. Para ser eleito, um candidato precisa obter pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos. As votações ocorrerão em sessões pela manhã e à tarde. Após cada rodada, as cédulas serão queimadas, e a cor da fumaça indicará o resultado: preta para votação inconclusiva e branca para a eleição de um novo papa.
O post Chaminé que vai anunciar próximo papa é instalada na Capela Sistina para o conclave apareceu primeiro em Diário Carioca.