A Ferrari 296 GTB tem sido um dos lançamentos da marca mais elogiados nos últimos anos. Lançado em 2021, o esportivo conta com um motor seis cilindros e um sistema híbrido, que acabaram conquistando o público.
- Antiga Ferrari F50 de Ralph Lauren pode ser vendida por quase R$ 40 milhões
- Ferrari de lenda do basquete sumida por 15 anos reaparece
Agora, como a maioria das Ferraris com motor central, a montadora italiana desenvolveu uma versão especial com ainda mais potência, menos peso e mais aerodinâmica.
Batizada como Ferrari 296 Speciale, o novo modelo mantém o motor V6 2.9 turbo híbrido, mas vem de série com 880 cv de potência, contra os 830 cv da versão mais potente desenvolvida em 2021. O esportivo pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, de acordo com a marca.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Para esse aumento de desempenho e potência, a Ferrari pegou algumas peças da F80 e colocou na mais nova 296 Speciale, como bielas e pistões de titânio reforçados. Essas e outras alterações ajudaram na diminuição de peso do motor e permitiram a marca aumentar em 7% a pressão da câmara de combustão, além de melhorar o gerenciamento de impulso e reduzir a detonação do motor graças à tecnologia de controle de detonação inspirada na F1.
Em geral, a 296 Speciale é cerca de 60 kg mais leve que o modelo padrão, graças ao novo peso motor e diversos componentes de fibra de carbono da carroceria, como para-choques e tampa do cofre do motor.
Além do compartilhamento mecânico, a Ferrari também pegou emprestado do F80 alguns itens da carroceria, como a saída de escape acima do difusor traseiro, bem no centro.





São duas versões disponíveis: 296 Speciale e 296 Speciale A, que tira a capota para se transformar em um supercarro conversível — o que deixa o carro ainda mais especial. Para parecer um verdadeiro carro de corrida, a empresa também disponibilizará números adesivados na carroceria, que vão de 0 a 99.
Por dentro, a Ferrari manteve o padrão já visto no seu irmão lançado em 2021. O quadro de instrumentos é digital e dividido em diferentes partes. Como um verdadeiro esportivo raiz, não há central multimídia, apenas uma segunda tela para o passageiro acompanhar todos os dados de rodagem e desempenho do veículo. Há também muita Alcantara por todo o interior, para dar um toque de sofisticação e luxuosidade para o modelo.

A nova variante especial da Ferrari 296 tem tudo para entrar na história da marca e se juntar a outros supercarros icônicos. O preço para a 296 Speciale ainda não foi divulgado.
Leia também:
- Ferrari de quase R$ 8 milhões chega ao Brasil e já tem dono; conheça
- 5 carros que a Ferrari vai lançar em 2025
Leia a matéria no Canaltech.