Vídeos mostram população evacuando cidade no Chile após alerta de tsunami

Um tremor de magnitude 7,5 foi registrado nesta sexta-feira (2) no extremo sul do Chile, gerando um alerta de tsunami e levando à evacuação da região costeira de Magallanes e da praia do território antártico. O tremor aconteceu a 208 km de Puerto Williams, cidade localizada na região de Magallanes, no Chile, e foi sentido também no sul da Argentina. Horas depois, a ordem de evacuação foi suspensa, permitindo que os moradores retornassem às suas casas, mas com precauções.

Na manhã desta sexta-feira (2), o Chile foi abalado por um forte tremor de magnitude 7,5, registrado no extremo sul do país, na região de Magallanes. O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile informou que o terremoto ocorreu a 208 km ao sul de Puerto Williams, cidade localizada na região de Magallanes, e a 10 km de profundidade no mar, na passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. Este evento gerou imediatamente um alerta de tsunami, o que levou as autoridades a ordenar a evacuação de áreas costeiras.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile pediu que os moradores da região costeira de Magallanes e da praia do território antártico se deslocassem para áreas mais seguras. As autoridades também recomendaram que a população permanecesse atenta a qualquer nova informação. Porém, após uma reunião do Comitê Comunitário de Gestão de Riscos de Desastres, a ordem de evacuação foi suspensa algumas horas depois.

De acordo com Patricio Fernández, prefeito de Puerto Williams, as autoridades locais liberaram a volta da população para suas casas, exceto as pessoas da orla, que já haviam sido evacuadas. “Fomos informados de que parte da população já pode retornar para suas casas, exceto as pessoas da orla, que já foram evacuadas”, explicou em uma entrevista à rede de televisão T13. José Ruiz, delegado presidencial da área, reforçou a importância de manter a vigilância e seguir as orientações da autoridade local.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos também registrou o tremor, que foi sentido não apenas no Chile, mas também no sul da Argentina. O evento sísmico ocorreu no dia anterior, quinta-feira (1), na província de La Rioja, com magnitude 5,9. A profundidade do tremor foi de 131 km, e ele foi percebido em cidades distantes, como Córdoba, evidenciando a extensão do impacto sísmico na região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.