Google tem julgamento sobre venda de negócios de anúncios marcado para setembro

Após ser acusado de práticas de monopólio no mercado de anúncios, o Google enfrentará um julgamento em setembro que decidirá qual será sua penalidade, como a venda de parte de seu negócio de publicidade. A data foi marcada pela juíza distrital dos Estados Unidos, Leonie Brinkema, nesta sexta-feira (2), segundo a agência de notícias Reuters. 

  • Google perde processo sobre monopólio de anúncios nos EUA; entenda o caso
  • Como anunciar no Google | Guia para Iniciantes

O novo julgamento foi marcado após o Google perder a ação judicial movida pelo Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) em abril. O processo acusa a Big Tech de ter um monopólio no setor de tecnologia de anúncios, foi Brinkema que fez a declaração de culpabilidade. 

Segundo a juíza distrital, o Google se envolveu “intencionalmente em uma série de atos anticompetitivos” para manter o monopólio no setor.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como pensalidade, o DoJ indica que o Google venda parte do seu negócio de anúncios, como o Google Ad Manager, que ajuda a aumentar a receita das campanhas. Assim como o Google Ad Exchange, usado nos leilões de anúncios que foram adicionados no processo de acusação. 

A defesa do Google afirma que a empresa apoia medidas comportamentais como penalidade, como disponibilizar lances em tempo real aos concorrentes. Contudo, também aponta que os promotores não podem legalmente prosseguir com uma proposta que force o Google a vender partes de seus negócios.

TikTok é multado em 530 mi de euros

Na seara de processos envolvendo grandes empresas de tecnologia, o TikTok foi multado em 530 milhões de euros pelo Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC), anunciou a autoridade de proteção de dados na União Europeia nesta sexta-feira (2).

A multa é resultado de preocupações sobre como a empresa protege as informações dos usuários. O DPC aponta que o TikTok não conseguiu demonstrar que os dados pessoais de usuários da UE possuíam alto nível de proteção previsto pela legislação europeia. 

Se a empresa não arcar com a penalidade dentro do prazo de seis meses, o órgão regulador impõe que sejam suspensas as tranferências de dados para a China.

Leia mais:

  • Como funciona o Google Tradutor
  • Como fazer uma pesquisa no Google Acadêmico
  • Como deixar a conta Google mais segura | 5 dicas

VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.