O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Wolney Queiroz para o Ministério da Previdência Social, no lugar de Carlos Lupi, que pediu demissão na tarde desta sexta-feira (2/5). Atualmente, Wolney é secretário-executivo da pasta, ou seja, o segundo na hierarquia.
Wolney Queiroz Maciel nasceu em 12 de dezembro de 1972 em Caruaru, município de Pernambuco, filho de José Queiroz de Lima, ex-prefeito da cidade do agreste pernambucano e um nome importante dentro do PDT.
O novo ministro se filiou ao PDT em 1992, aos 19 anos, e disputou a primeira eleição no ano seguinte, para vereador de Caruaru. Na Câmara Municipal, ele presidiu a Comissão de Orçamento e Finanças e também foi vice-presidente da Casa Legislativa.
Já em 1994, aos 21 anos, Wolney Queiroz foi eleito deputado federal. Em 1995, ele assumiu a vice-liderança do PDT na Câmara dos Deputados. Ainda na Casa Legislativa, o agora ministro assumiu a liderança da bancada da sigla durante a pandemia de Covid-19, sendo oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL).
Em 2022, Wolney Queiroz se candidatou novamente à Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Agora, além de secretário-executivo da Previdência Social, o político também é presidente estadual do PDT.
Demissão de Lupi
Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência Social diante de um escândalo envolvendo descontos fraudulentos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ele se reuniu com o presidente Lula nesta sexta para discutir a permanência dele na Esplanada dos Ministérios. Contudo, Lupi decidiu pedir demissão da pasta e comunicou a sua saída por meio das redes sociais.