Anos atrás, carros com câmbio automático não faziam muito sucesso no Brasil. Mas, na última década, o mercado brasileiro passou por uma relevante mudança, com o aumento nas vendas de carros com transmissão automática. Desde 2020, eles representam mais de 50% das vendas de carros-zero por aqui.
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Apesar de ser mais prático de dirigir, os carros com transmissão automática necessitam de novos hábitos para a preservação do sistema, já que o funcionamento é completamente diferente de carros com câmbio manual.
O sistema é mais frágil, podendo quebrar com o constante mau uso. Um bom exemplo disso é a utilização do câmbio automático no “D” (Drive) para subir ou descer ladeiras. Isso pode causar desgaste e deterioração no veículo.
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As transmissões automáticas mais novas já são equipadas com alguns modos de condução, sendo uma delas o “1” ou “L” (Low), dependendo da fabricante. Esses modos deixam o câmbio travado nas primeiras marchas, mantendo a rotação alta e muita força no motor.

Elas são indicadas para o uso severo do câmbio e devem ser usadas para aumentar a vida útil do seu carro.
Na subida de ladeiras, por exemplo, é muito importante utilizar este sistema, já que ele causará menos desgaste ao câmbio, além de realizar a função com muito mais facilidade, já que o motor estará entregando muita força ao carro.
Assim como descer serras, que necessitam de muita utilização dos freios do carro. Ao colocar o câmbio na posição “L”, o freio do motor passa a agir com mais vigor, auxiliando e não sobrecarregando os freios, diminuindo as chances de acidentes.
Há muitas outras dicas e orientações para a preservação do câmbio automático, como na hora de estacionar e em outras situações, mas isso te contaremos em outro texto. Então, fique ligado.
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