Bolsonaro reage após petista sugerir jogar bolsonaristas na “vala”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta segunda-feira (5/5), após o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sugerir jogar bolsonaristas na “vala”.

Aliado do presidente Lula, o governador deu a declaração declaração durante a entrega de uma escola pública na cidade de América Dourada (BA), na sexta-feira (2/5).

4 imagens

Jeronimo Rodrigues sugeriu jogar bolsonaristas na "vala"

Jeronimo é aliado de Lula e Jaques Wagner
Bolsonaro é ex-presidente da República
1 de 4

Ex-presidente Jair Bolsonaro reagiu a fala do governador da Bahia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

2 de 4

Jeronimo Rodrigues sugeriu jogar bolsonaristas na “vala”

Wey Alves/Especial Metrópoles

3 de 4

Jeronimo é aliado de Lula e Jaques Wagner

Reprodução

4 de 4

Bolsonaro é ex-presidente da República

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Bolsonaro escreveu que, apesar do “discurso carregado de ódio”, o ex-presidente acredita que Jerônimo não deve ser punido por instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Um discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes. Mas nada aconteceu. Não houve abertura de inquérito, nem busca e apreensão, tampouco convocação da Polícia Federal para apurar incitação à violência. Nenhuma nota de repúdio do STF, nenhuma indignação de ministros que se dizem interessados no assunto, nenhuma capa de jornal tratando o caso como “ameaça à democracia”, disse o ex-presidente.

O ex-chefe do Palácio do Planalto também afirmou que, caso um bolsonarista tivesse usado palavras semelhantes às do governador do PT contra um adversário, seria preso.

“Agora imagine se um apoiador de Bolsonaro dissesse algo remotamente parecido, ou usasse a palavra “vala” em qualquer contexto. Seria manchete, prisão, processo por “discurso golpista” e “incitação ao ódio”. O padrão é claro: só há crime quando convém ao sistema, só há repressão quando o alvo é a oposição. Esse tipo de discurso, vindo de uma autoridade de Estado, não apenas normaliza o ódio como incentiva o pior: a violência política, o assassinato moral e até físico de quem pensa diferente”, completou.

A fala de Jerônimo

Uma gravação que circula nas redes sociais mostra o governador da Bahia sugerindo reunir os eleitores de Bolsonaro, pegar uma retroescavadeira e levar o grupo “para a vala”.

“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo pra vala”, afirmou Jerônimo durante agenda.

Veja o vídeo:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.