TJ/SE e Seduc discutem ampliação do Programa Jovem Aprendiz em Sergipe

 

A equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), a visita do secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, acompanhado de gestoras da pasta. O objetivo foi discutir a ampliação do Programa Jovem Aprendiz, no qual adolescentes, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, são capacitados para o mercado de trabalho. Na ocasião, o secretário visitou a turma do Jovem Aprendiz que está em andamento nas dependências CIJ.

Conforme a juíza Iracy Mangueira, responsável pela CIJ, a ideia é abrir novas turmas do Programa Jovem Aprendiz com a parceria da Secretaria da Educação, de modo a agregar o ensino de cidadania aos adolescentes em conflito com a lei, que estão no sistema socioeducativo; e também para aqueles atendidos por unidades de acolhimento na capital e no interior. A magistrada informou ao secretário que na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), localizada em Nossa Senhora do Socorro, o índice de reiteração praticamente zerou após a inserção dos adolescentes em cursos profissionalizantes.

“Quando esses adolescentes são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, eles passam a ter mais autonomia e percebem que existem outros caminhos a serem trilhados. Por isso, nossa ideia é abrir cada vez mais turmas”, salientou a juíza. Para tanto, ela solicitou ao secretário a disponibilização de professores e salas de aula para que novas turmas do Jovem Aprendiz sejam ofertadas também com a perspectiva de educação em cidadania. O secretário Zezinho Sobral aprovou a ideia, informou que o governo já tem um programa de primeiro emprego para jovens e se comprometeu em fazer um estudo para então fechar uma parceria com o Judiciário.

O Programa Jovem Aprendiz é resultado de um Termo de Cooperação Técnica celebrado, em maio de 2022, entre TJ/SE, Ministério Público do Trabalho (MPT/SE), Ministério Público do Estado (MP/SE), Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Ministério do Trabalho e Previdência, através da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/SE), Fundação Renascer e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O programa tem como objetivo a contratação de jovens entre 14 e 18 anos para aprendizagem profissional, priorizando adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como os que estão em entidades de acolhimento, cumprindo medidas socioeducativas ou oriundos de trabalho infantil.

Na turma em andamento na CIJ, iniciada em julho de 2023 e que tem previsão de término em outubro deste ano, os adolescentes são do município da Barra dos Coqueiros. Além do curso de Qualificação em Serviços Administrativos, ofertado pelo Senac, eles participam do Projeto Ser Cidadão. O projeto tem como monitores alunos que compõem o Atheneu ONU, que ministram conteúdos sobre direitos humanos, democracia e cidadania.

Fonte: Agência de Notícias TJ/SE

Adicionar aos favoritos o Link permanente.