Governo do Estado garante assistência e combate à discriminação na Micareta de Feira de Santana

Durante os dias de folia na Micareta de Feira de Santana 2025, o Governo do Estado marca presença não apenas com apoio estrutural e segurança, mas também com ações sociais que garantem cidadania, proteção de direitos e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Através das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), diversas iniciativas estão sendo realizadas ao longo dos circuitos da festa, que chega ao fim neste domingo (4).

Entre os destaques está o Programa Corra Pro Abraço, que tem atuado diretamente nos circuitos Maneca Ferreira (na Avenida Presidente Dutra) e Charles Albert (na Praça da Kalilândia), promovendo ações para redução de danos para pessoas afetadas pelo uso abusivo de drogas ou pela criminalização dessas substâncias e oferecendo assistência a trabalhadores da festa, como ambulantes, catadores e cordeiros e pessoas em situação de rua. A equipe técnica realiza abordagens cuidadosas, entrega de água, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, kits de higiene pessoal e itens para cuidados essenciais.

De acordo com a diretora da Seades, Alessandra Coelho, até o momento, 1,3 mil atendimentos foram realizados e 14,7 mil kits de insumos para redução de danos foram distribuídos. “Temos uma equipe multiprofissional circulando pelos circuitos, com o objetivo de assegurar direitos aos públicos prioritários, promover cuidado e conscientizar a população, especialmente nos contextos em que a vulnerabilidade social é mais evidente. A sede do programa também continua em funcionamento durante a Micareta, fortalecendo o apoio prestado em tempo integral“.

O vendedor ambulante de cervejas, Humberto Avelino dos Santos, 64 anos, aprovou a iniciativa. “Tem um monte de coisa boa nesse kit, como pasta dental, sabonete, pente, desodorante, e outras coisas que estou precisando. Achei essa ação maravilhosa. O Governo do Estado está de parabéns”, disse.

Combate ao racismo
Outra iniciativa importante é a unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, que presta acolhimento, faz encaminhamentos e registra denúncias de racismo e discriminações correlatas. A coordenadora do Centro de Referência Nelson Mandela, Aline Santos, destaca que a presença do espaço na festa é fundamental para assegurar um ambiente de respeito e inclusão, além de oferecer suporte imediato às vítimas de qualquer forma de discriminação.

Segundo Aline, “a Micareta é um espaço de celebração da diversidade, e é essencial que as pessoas se sintam protegidas para viver a festa sem medo de serem agredidas ou discriminadas. Até o presente momento, não registramos nenhuma ocorrência relacionada a racismo ou à intolerância. Esperamos que continue assim”.

Além das ações diretas dos programas, foliões destacaram a importância desses serviços para a segurança e o bem-estar geral no circuito. “É bom saber que existe um suporte, um cuidado, que tem gente preocupada com quem está sendo discriminado, porque a gente se sente humilhada, né? Saber que existe essa diferença de cor, sendo que somos todos iguais”, disse Sila Cardoso, 39 anos, atendente de marketing.

O post Governo do Estado garante assistência e combate à discriminação na Micareta de Feira de Santana apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.