O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, na manhã desta segunda-feira (5/5), a Márcia Lopes, nova ministra das Mulheres. A nomeação ocorre após demissão de Cida Gonçalves, que ocupava o cargo desde o início do governo por indicação da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Formada em serviço social, a nova ministra é professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social durante os primeiros mandatos de Lula e, em 2010, na gestão Dilma Rousseff (PT), assumiu a titularidade da pasta.
Márcia também reforça o time de ministros vinculados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-veradora de Londrina pela sigla, concorreu à prefeitura da cidade em 2012 e ficou em terceiro lugar. Em 2022, fez parte da equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.
A demissão de Cida ocorre após críticas por “falta de entregas” relacionadas à pasta. Além disso, pesam contra Cida denúncias de assédio moral e racismo feitas por servidores do ministério.
Esta é a 12ª troca de ministros desde o início do governo — seis delas, só neste ano. Recentemente, o presidente fez alterações no comando dos ministérios da Previdência Social, das Comunicações e da Saúde, da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria de Comunicação Social.