Lady Gaga dividiu opiniões na web após recorrer ao playback no megashow gratuito que realizou na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no último fim de semana. Entretanto, a prática é comum entre os artistas internacionais.
A lista inclui nomes como Britney Spears, Katy Perry, Selena Gomez e Justin Bieber. Além disso, a relação do uso de playback conta até mesmo com astros que se apresentaram no Brasil, assim fez como Lady Gaga. Confira!
Akon
O cantor Akon, por exemplo, se apresentou no Rock in Rio no ano passado e foi criticado por não estar cantando ao vivo. Na maioria das músicas, o artista recorreu ao playback e, após o show, chegou a compartilhar uma crítica de um fã sobre o show.
“Akon prometeu tudo e entregou um playback ruim, autotune e um DJ da Shopee”, escreveu o seguidor repostado pelo cantor. Depois que teve a publicação repostada pelo astro, o seguidor até disse que estava se “sentindo mal” pela crítica.
Madonna
Também no ano passado, Madonna esteve no Brasil para um show semelhante ao de Lady Gaga, quando apresentou a Celebration Tour em show gratuito em Copacabana. A cantora também foi questionada por ter utilizado playback em um show milionário. “60 milhões para playback? O Brasil é uma piada”, escreveu um internauta.
Mariah Carey
Outra diva pop que foi acusada de usar playback no Brasil foi Mariah Carey. A cantora realizou shows em São Paulo e Rio de Janeiro e alguns fãs afirmaram que, em vários momentos da apresentação, ela parece estar apenas dublando as músicas. “Ela já foi pega fazendo playback algumas vezes na carreira, então nada impede ela”, descreveu um deles.