Empresa de cerveja usa urina humana para produzir a bebida; entenda

Uma cerveja dinamarquesa chamada Pisner usa urina humana durante o processo de fabricação da bebida alcoólica. Conforme explicado pelo Conselho Dinamarquês de Agricultura e Alimentação, a urina é usada como fertilizante na produção dos ingredientes.

O componente é coletado durante o Festival de Roskilde, tradicional no norte da Europa. Segundo o Conselho, em 2015 foram coletados 54 mil litros de urina dos participantes do evento. Na primavera de 2016, a substância foi usada como fertilizante na plantação de cevada, resultando na produção de 11 toneladas do cereal.

3 imagens

Festival de Roskilde

Festival de Roskilde
1 de 3

Festival de Roskilde

Getty Images

2 de 3

Festival de Roskilde

Getty Images

3 de 3

Festival de Roskilde

“Assim como vimos lojas venderem produtos que, de outra forma, seriam jogados fora, a reciclagem de urina nos permite reciclar um produto que normalmente seria jogado no ralo. Quando se trata de economia circular, os agricultores dinamarqueses estão entre os melhores do mundo”, diz uma nota do órgão.

A cerveja foi batizada sugestivamente como Pisner, uma mistura de uma expressão local para “xixi”, e Pilsner — um tipo de cerveja que surgiu em 1842 na República Tcheca, caracterizada por um lúpulo acentuado no aroma e sabor e pela cor dourada brilhante.

O processo de fabricação da cerveja começou no final de março de 2017 e o produto foi finalizado em junho do mesmo ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.