Cães e gatos são, essencialmente, curiosos e fazem descobertas por meio do paladar. Por isso, a decoração da casa é algo que chama a atenção dos pets. Contudo, aqueles tutores que dividem espaço com plantas e animais precisam estar em alerta: algumas espécies de vegetação podem oferecer riscos à saúde do bicho.
Segundo a veterinária Lilian Piéri, apesar dos gatos serem animais carnívoros, eles podem acabar se interessando pelas plantas. Algumas vezes, eles podem comê-las para eliminar excesso de bola de pelo, outras apenas por curiosidade. Entretanto, o consumo de determinadas folhas pode trazer malefícios aos felinos — principalmente, se for em grande quantidade.
Confira abaixo quais são elas:
Copo-de-leite

As flores brancas do copo-de-leite são muito apreciadas pela elegância e pelo aroma. Contudo, elas contêm toxinas que são nocivas aos gatos, e por isso, devem ser evitadas em lares nos quais os animais costumam comer as plantas.
Comigo-ninguém-pode

Culturalmente conhecida como a planta que espanta inveja e energias negativas, a comigo-ninguém-pode é muito comum entre os brasileiros. Entretanto, caso seja consumida pelos animas de estimação, elas podem causar vômito e diarreias.
Samambaia

Utilizada, recorrentemente, na decoração de interiores, a samambaia também é nociva aos animais. O consumo dessa planta não apenas pode causar vômito e diarreia, como levar os pets a um quadro de anemia e hematúria — sangue na urina.
Lírio

Originárias do Hemisfério Norte, as flores do lírio podem se apresentar em diversas cores, além de conferirem beleza ao ambiente. Todavia, a veterinária Hilka Neves alerta que, mesmo o consumo em pequenas quantidades (como pólen ou água do vaso), podem causar falência renal aguda e morte dos animais.
Espada-de-são-jorge

A planta é popular por sua beleza e facilidade de cultivo. Infelizmente, quando consumida pelos gatos, a toxina presente nela pode causar dor abdominal, ou mesmo alterações neurológicas.
Azaleia

A azaleia costuma ser colorida e vibrante, mas o consumo da planta pode trazer sérios malefícios aos animais. “Entre eles, vômitos, fraquezas e convulsões – podendo levar o pet a entrar em coma”, adverte Neves, que atua no Hospital Veterinário AmarVet’s.