O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta segunda-feira (5/5), ter qualquer envolvimento com a publicação de uma imagem em que aparece vestido como o papa. A montagem, divulgada em uma conta oficial da Casa Branca nas redes sociais, gerou críticas de líderes católicos e polêmica internacional.
“Eu não tive nada a ver com isso. Alguém inventou uma foto minha vestido como o papa e a divulgou na internet. Não fui eu que fiz isso, não tenho ideia de onde surgiu — talvez tenha sido IA. Mas não tenho ideia de onde surgiu”, declarou Trump a repórteres no Salão Oval.
O líder norte-americano, relatou que soube da postagem pela imprensa, entretanto não tem controle sobre o conteúdo publicado por sua equipe de comunicação da Casa Branca. Ele concluiu afirmando que sua esposa, a primeira-dama, Melania Trump, achou a imagem “fofa”.
A imagem em questão, manipulada digitalmente, retrata Trump com vestes papais e foi publicada acompanhada de uma legenda que celebrava “liderança espiritual e política”. A postagem gerou reação imediata entre representantes da Igreja Católica nos EUA, que consideraram o conteúdo desrespeitoso e ofensivo.
Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, foi questionado no domingo (4/5), sobre a imagem, onde respondeu que a intenção “não foi boa”, porém recusou a dizer que a Casa Branca emitir um pedido de desculpas a comunidade católica. Dolan foi indagado em uma igreja de Roma, onde se encontra para participar da cerimônia do conclave, onde ele e diversos cardeias elegerão o sucessor do papa Francisco.