Com mais de 6 mil denúncias nos últimos anos, o golpe do falso advogado vem se tornando cada vez mais recorrente em todo o país. Basicamente, criminosos se passam pelos profissionais para aplicar golpes financeiros. Por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma campanha nacional de conscientização.
A iniciativa tem como pilares a orientação da população para evitar novas vítimas e a disponibilização de ferramentas práticas, como a plataforma digital ConfirmADV — um site que permite verificar a identidade de advogados de forma rápida e segura. A campanha foi lançada no fim do mês passado e é conduzida pelo Conselho Federal da OAB.
Nos crimes, os golpistas tentam convencer vítimas a realizar pagamentos via Pix com a justificativa de liberação de valores. Os criminosos usam indevidamente nomes, fotos e até mesmo informações extraídas de processos judiciais.
“A OAB atua em todo o território nacional para proteger a advocacia e a sociedade. Nosso compromisso é garantir que as pessoas tenham acesso à informação correta e saibam como reagir diante de tentativas de golpe. Prevenção é uma responsabilidade coletiva”, afirma o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.
Confirmação on-line
Ao acessar o site do ConfirmADV, o cidadão poderá verificar a identidade de um advogado. Para isso, deverá informar dados como o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado.
A partir dessas informações, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade. O profissional então terá até 5 minutos para responder e confirmar os dados. Caso a confirmação seja feita dentro desse prazo, o cidadão receberá a autenticação validada do advogado.
Se o tempo expirar sem resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.
Canal de denúncias e orientações
Caso o cidadão tenha sido vítima de uma tentativa de golpe, ou já tenha realizado um pagamento indevido, é possível fazer uma denúncia diretamente pelo canal oficial da OAB Nacional, acessando o site da fiscalização. As denúncias serão encaminhadas para apuração e para as seccionais correspondentes.
A campanha é executada de forma coordenada com as 27 seccionais, que atuam diretamente no recebimento de denúncias, orientação da advocacia e interlocução com as autoridades locais.
Para evitar os golpes, também é orientado:
- Confirmar a identidade do advogado por meio dos contatos já conhecidos ou previamente informados no contrato de prestação de serviços;
- Evitar qualquer tipo de pagamento solicitado por mensagens ou ligações, sem a devida checagem;
- Desconfiar de pedidos urgentes de transferência via PIX, especialmente quando envolvem valores a serem supostamente liberados pela Justiça;
- Guardar prints de conversas e comprovantes, que devem ser levados à delegacia para registro de boletim de ocorrência.
“Essa campanha é mais uma expressão do nosso compromisso com a cidadania e com a advocacia. Quando protegemos a relação entre advogado e cliente, protegemos o direito de acesso à Justiça. E isso é questão de Ordem”, conclui Simonetti.