Como fazer novo RG | Carteira de Identidade Nacional

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é chamada de “novo RG” justamente porque substitui o antigo documento de identificação. Começou a ser emitida nos estados brasileiros em 2022 e apresenta diversas vantagens em relação ao antecessor, como o uso do CPF como numeração de identidade única.

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O que muda do RG para a CIN?

A Carteira de Identidade Nacional é mais segura do que o RG e ainda garante acesso a uma versão digital. A principal mudança com relação à segurança é o uso do CPF como único número de identificação — antes, uma pessoa poderia emitir um RG em cada unidade federativa do Brasil e ter até 27 números diferentes, o que poderia ser usado para fraudes e golpes. 

Como o CPF é único e intransferível, fica mais fácil usá-lo como documento oficial em todo o país.


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A versão física do documento possui um QR Code de identificação e uma área de Machine Readable Zone (MRZ), a mesma tecnologia usada em passaportes, que permite o uso da CIN para viagens internacionais aos países do Mercosul, por exemplo. 

Por fim, o documento ainda pode ser acessado de forma digital a partir do aplicativo do Gov.br, o que aumenta a lista de opções disponíveis via celular (CNH, Carteira de Trabalho e cartão do SUS são alguns outros exemplos).

Como emitir a Carteira de Identidade Nacional

Para obter o novo RG, cada pessoa precisa agendar um horário e comparecer a uma junta da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou unidade da Polícia Civil do respectivo estado ou Distrito Federal. Órgãos vinculados à SSP também emitem o documento, como o Poupatempo, em São Paulo, o Ganha Tempo, no Mato Grosso do Sul e o Detran, no Rio de Janeiro.

Após o agendamento, é necessário comparecer ao local na data e no horário estipulados, portando um documento com CPF e uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento. A primeira via da CIN é gratuita e a versão digital é liberada logo após a retirada da versão física.

Onde agendar a emissão da CIN

Até o final de fevereiro de 2024, apenas os estados de Amapá, Bahia e Roraima ainda não liberaram a emissão da Carteira de Identidade Nacional — o governo baiano prevê o lançamento do sistema a partir do mês de maio.

Se você reside nos demais estados, pode agendar o serviço nas seguintes plataformas:

  • Acre: Polícia Civil (idpol.ac.gov.br/services/Agendamento)
  • Alagoas: Agendamento Já (agendamento.seplag.al.gov.br/)
  • Amazonas: Secretaria de Segurança Pública (amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento)
  • Amapá: ainda não tem
  • Bahia: ainda não tem
  • Ceará: Secretaria de Segurança Pública (agendamento.pefoce.ce.gov.br/emissao)
  • Distrito Federal: Polícia Civil (pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade#agendar)
  • Espírito Santo: Agenda ES (agenda.es.gov.br)
  • Goiás: Polícia Civil (identificacao.policiacivil.go.gov.br/1a-via-do-rg-goias)
  • Mato Grosso: Ganha Tempo (ganhatempo.seplag.mt.gov.br/agendamentos)
  • Mato Grosso do Sul: Secretaria de Segurança Pública (servicos.sejusp.ms.gov.br)
  • Maranhão: Viva/Procon (seati.segov.ma.gov.br/procon/agendamento)
  • Minas Gerais: Cidadão MG (cidadao.mg.gov.br/#/egov)
  • Pará: Polícia Civil (pc.pa.gov.br)
  • Paraíba: Portal da Cidadania (agendamentorg.portaldacidadania.pb.gov.br)
  • Paraná: Polícia Civil (policiacivil.pr.gov.br/Pagina/2a-via-da-Carteira-de-Identidade)
  • Pernambuco: PE Cidadão (pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento)
  • Piauí: Secretaria de Segurança Pública (ssp.pi.gov.br/servicos.php)
  • Rio de Janeiro: Detran RJ (detran.rj.gov.br)
  • Rio Grande do Norte: ITEP/RN (itep.rn.gov.br/agendamento)
  • Rio Grande do Sul: IGP/RS (igp.rs.gov.br/inicial)
  • Rondônia: IICC/RO (iicc.ro.gov.br/agendamento/)
  • Roraima: ainda não tem
  • Santa Catarina: Polícia Científica (policiacientifica.sc.gov.br/carteira-de-identidade/)
  • São Paulo: Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br)
  • Sergipe: Secretaria de Segurança Pública (ssp.se.gov.br/Servicos/InstitutoIdentificacao)
  • Tocantins: Secretaria de Segurança Pública (iito.ssp.to.gov.br/servicos)

Como fazer o novo RG em São Paulo

Pegando o estado de São Paulo como exemplo, é possível agendar o atendimento para emitir a CIN a partir do app do Poupatempo para Android e iOS:

  1. Abra o Poupatempo (Android | iOS);
  2. Acesse com a conta gov.br;
  3. Confirme os dados;
  4. Escolha um local para o atendimento;
  5. Selecione a data;
  6. Escolha um horário;
  7. Confirme as informações.
App do Poupatempo é usado para agendar a emissão do CIN no estado de São Paulo (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Vale lembrar que o pedido só pode ser feito se o CPF do indivíduo estiver regularizado com a Receita Federal — confira como fazer isso de forma online.

Leia a matéria no Canaltech.

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