Depois de muita especulação e espera, a Jeep finalmente apresentou a nova geração do Compass. O modelo atual está próximo de completar 10 anos de mercado, e contava com a promessa de atualização há algum tempo. A demora, porém, parece ter valido a pena, já que a renovação foi completa — seja visual ou mecânica.
- Jeep Avenger: 5 detalhes que já sabemos sobre o mini Renegade
- Impasse pode atrasar chegada da nova geração do Jeep Compass
Para começar, o Jeep Compass 2026 recebeu uma nova plataforma, abandonando a antiga Small Wide. Em sua terceira geração, o SUV terá como base a STLA Medium, uma arquitetura modular mais avançada, preparada para receber motorizações híbridas e elétricas, e utilizada por diversos modelos Stellantis na Europa.
Com a chegada da nova plataforma, o Jeep Compass 2026 também cresceu em todas dimensões. São 15 cm a mais de comprimento e 13 cm de entre-eixos. No total, são 4,55 m e 2,77 m, respectivamente. Esse último, segundo a Jeep, aumentou em cerca de 5,5 cm o espaço para as pernas nos assentos traseiros.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Completando, a largura agora é de 1,90 m e altura de 1,67. Quem saiu ganhando com essas revisões foi o porta-malas, que está 45 litros maior que a geração atual, chegando a 550 litros de capacidade.

Visual totalmente renovado
Visualmente, o Compass 2026 mudou praticamente tudo. Claro, detalhes principais, como o formato da carroceria, foram mantidos. Porém, o SUV está mais “quadradão”, com linhas mais retas e achatadas para dar um toque de sofisticação.
A característica grade frontal foi mantida, mas está com acabamento diferente. Os faróis em led também são semelhantes ao da geração atual, mas passou por pequenas renovações. O desenho das rodas de liga leve foi mantido, mas suas caixas estão mais quadradas, assim como toda a lateral.
Já a traseira conta com um conjunto óptico inédito, com lanternas em forma de “X” e uma barra em led que as interliga até o emblema da Jeep — que também é iluminado.

Também vemos essa renovação modernista pulando para dentro do SUV. A qualidade dos materiais internos evoluiu, com mais elementos “soft touch”. A disposição é completamente diferente, com painel, console e telas revisadas.
Falando em tela, há uma nova central multimídia de 16”, com comandos de clima, ajustes do carro e outros, e um cluster digital de 10”. O volante também é inédito, assim com os controles posicionados no console, como seletor de modos de tração, freio de estacionamento eletrônico e o seletor de marcha.
Outro destaque importante é em relação a tecnologia, já que o Compass vem de série com um conjunto nível 2 de assistência à condução, além de possibilidade de receber atualizações OTA (over-the-air). Como opcionais, a Jeep oferece um head-up display, troca de faixa semiautomática e faróis Matrix LED.





Nova linha eletrificada
A nova geração do Jeep Compass será oferecida apenas em versões híbridas e elétricas, pelo menos na Europa. A linha começa com um motor 1.2 turbo de três cilindros com sistema híbrido leve (MHEV) de 48 V. O modelo entrega 147 cv e 23,5 kgfm.
A segunda versão também é híbrida, mas com sistema plug-in (PHEV). O motor 1.2 turbo foi mantido, mas o elétrico está mais presente, combinando 197 cv potência e 35,7 kgfm de torque. A bateria que fornece energia a este sistema é de 35,7 kWh de capacidade, disponibilizando uma autonomia elétrica de 83 km para o SUV, de acordo com a marca.
Mas o grande destaque para a linha 2026 são as três versões elétricas inéditas do Compass, sendo duas com tração dianteira e uma integral.

A primeira e mais simples utiliza um motor elétrico montado no eixo dianteiro de 213 cv e 35,2 kgfm. A bateria tem 74 kWh de capacidade e a autonomia é de 500 km. A segunda, também de tração dianteira, combina um motor mais potente (231 cv) e uma bateria maior (96 kWh) com um alcance de 650 km.
Por fim, a versão mais cara e com tração 4×4 mantém o motor dianteiro de 213 cv, mas adiciona um segundo no eixo traseiro com 179 cv. A potência combinada é de 375 cv . A bateria também é de 96 kWh de capacidade, mas a autonomia é menor, podendo rodar “apenas” 600 km com uma carga.
Quando o Jeep Compass 2026 chega ao Brasil?
As vendas da nova geração do SUV começaram hoje (06) nos mercados europeus. No Brasil, teremos que esperar um pouco mais para isso. No ano passado, a Stellantis anunciou uma série de investimentos para a fábrica de Goiana, em Pernambuco. Parte desse valor, provavelmente, será destinado para a chegada do novo Compass.
Com a produção nacional, o modelo deve receber a motorização Bio-Hybrid da Stellantis, com versões MHEV e PHEV. Mas ainda não há uma data para isso acontecer.
- 7 carros que completam 10 anos de lançamento em 2025
- 5 motivos para comprar o Jeep Compass Blackhawk
Leia a matéria no Canaltech.