O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite dessa terça-feira (6/5) para novo giro de viagens internacionais. O primeiro destino será Moscou, capital da Rússia.
O petista vai participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que relembra o fim da Segunda Guerra Mundial. Também terá reuniões bilaterais e negociar acordos comerciais.
Farão parte da comitiva presidencial:
- Senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal;
- Deputado Federal Elmar Nascimento (União-BA), 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados;
- Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia;
- Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República.
De acordo com o governo russo, é esperada a participação de 29 chefes de Estado no Desfile da Vitória, que será realizado em 9 de maio. Entre eles, estão os presidentes da China, Xi Jinping, e da Venezuela, Nicolás Maduro.
Ainda em Moscou, Lula deve ter reuniões bilaterais com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. A questão da guerra com a Ucrânia deverá ser abordada durante o encontro. Além disso, o governo brasileiro quer negociar alternativas para equilibrar a balança comercial entre os países.
Como mostrou o Metrópoles, o presidente vai ao país como uma espécie de “mensageiro da paz”. O Brasil, em conjunto com a China, lançou uma proposta que defende uma resolução pacífica para o conflito no Leste Europeu.