Alerj aprova Jesus Cristo como guardião do Rio

Rio de Janeiro — A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira votação nesta terça-feira (6), o projeto de lei que declara Jesus Cristo como guardião oficial do estado.

A proposta, de autoria da deputada estadual Jucelia Oliveira Freitas, conhecida como Tia Ju (Republicanos), ainda precisa passar por uma segunda votação para ser definitivamente aprovada.

O texto determina que o Poder Executivo realize solenidades e preste honras anuais a Jesus Cristo, reconhecendo-o oficialmente como o guardião espiritual do estado.

Justificativa baseada em dados do Censo

Na justificativa do projeto, **Tia Ju** afirma que “é incontestável que o Estado do Rio de Janeiro precisa muito ser guardado por aquele que se dispôs a entregar a própria vida para nos salvar”. Ela também menciona que, segundo dados do **Censo de 2010**, os cristãos representam 86,8% da população brasileira — sendo 64,6% católicos e 22,2% evangélicos.

Trajetória política de Tia Ju

Tia Ju é pedagoga, pós-graduada em Direito da Infância e da Juventude pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Ela está em seu terceiro mandato na Alerj e atualmente ocupa o cargo de 2ª vice-presidente da Mesa Diretora da Casa. Em mandatos anteriores, foi 3ª vice-presidente (2019) e 2ª secretária (2022).

Próximos passos

Para que o projeto se torne lei, é necessária uma segunda votação na Alerj. Caso aprovado, o governo estadual deverá regulamentar a medida por meio de decretos, estabelecendo as datas e formatos das solenidades em homenagem a Jesus Cristo.

O post Alerj aprova Jesus Cristo como guardião do Rio apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.