O trânsito na Avenida José Sarney, que fica antes do acesso ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, foi interditado para garantir a segurança da capital federal durante o ato pró-anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, marcado para começar às 16h dessa quarta-feira (7/5).
Nas primeiras horas do dia, todas as outras vias da Esplanada, tanto na S1 como na N1, permaneciam liberadas, sem bloqueios ou alterações. Pedestres e carros conseguiam transitar pelo local normalmente.
O protesto está previsto para começar na Funarte, perto da Torre de TV, até a Avenida José Sarney, com fim previsto para às 18h.
Como adiantou o Metrópoles, os manifestantes não poderão chegar até o Congresso.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que vai reforçar o efetivo. O trânsito do Eixo Monumental e da Esplanada não ficará fechado durante o ato, mas três faixas serão reservadas para a manifestação – duas para os participantes e uma para segurança.
O ato foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por suposta tentativa de golpe para mantê-lo no cargo após as eleições de 2022.
Bolsonaro disse que quer participar do evento, mas médicos contraindicaram a ida do ex-presidente, que se recupera de uma cirurgia no intestino. O ato será coordenado pelo pastor Silas Malafaia.