

Candidato precisa de 89 votos para ser eleito no conclave a partir desta quarta-feira (7) – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
O conclave começou na manhã desta quarta-feira (7) no Vaticano. Ao todo, 133 cardeais do mundo inteiro se reúnem na Capela Sistina para eleger o sucessor do Papa Francisco.
O ritual teve início com a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, na Basílica de São Pedro, às 5h no horário de Brasília. A celebração presidida pelo decano Giovanni Battista Re preparou espiritualmente o Colégio Cardinalício para o conclave.
“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”, ressaltou o decano.
Às 11h30, no horário de Brasília, os cardeais devem seguir em procissão até a Capela Sistina, onde farão um juramento de sigilo e iniciarão a votação. Eles permanecerão sem contato com o mundo exterior até que o novo papa seja escolhido.
Veja horários previstos para a fumaça branca que anuncia o fim do conclave
O conclave não tem prazo para acabar. As últimas duas eleições, em 2005 e 2013, duraram dois dias. O cronograma prevê quatro votações por dia, sendo duas pela manhã e duas à tarde, enquanto não houver consenso entre os cardeais.
Para ser eleito, o candidato precisa de dois terços dos votos. Caso os cardeais tenham dificuldade para chegar ao resultado após três dias de votação, os trabalhos são suspensos por até um dia.

Fumaça branca anuncia consenso entre cardeais na escolha do novo Papa – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Segundo o Vaticano, se o novo papa for escolhido, a fumaça branca que anuncia o fim do conclave deve ser vista na quinta-feira (8), por volta de 5h30 no horário de Brasília.
Se a definição ocorrer após a primeira votação do período da tarde, é possível que o anúncio seja feito por volta das 12h30. Do contrário, a fumaça preta poderá ser vista às 14h do mesmo dia.