Na lista de chás com potencial anti-inflamatório cabe incluir o de poejo, conforme citam os nutricionistas Ana Rosa Zaro, do Rio de Janeiro; e Guilherme Lopes, de Brasília. Os especialistas destacam as propriedades da infusão da erva. Segundo os profissionais de nutrição, a bebida oferece alívio para desconfortos estomacais, indigestão, gases e cólicas.
Guilherme aponta que o chá de poejo também dispõe de ação expectorante, tornando-se eficaz para problemas respiratórios, como gripes e resfriados. Ana Rosa acrescenta: “Pode auxiliar nos sintomas de resfriados”. Os dois especialistas ressaltam quanto ao poder calmante da infusão.
“Apresenta também efeito sedativo suave, oferecendo alternativa natural para acalmar a mente e facilitar o sono”, afirma a especialista do Rio de Janeiro. Já o nutricionista de Brasília complementa que essa funcionalidade do chá tende a reduzir o estresse e a ansiedade.
De acordo com Guilherme, o poejo contém flavonoides, taninos e mentol, que oferecem ação anti-inflamatória, antimicrobiana e digestiva. “Tem propriedades antioxidantes que contribuem para a proteção celular”, detalha.

Modo de preparo do chá
- Ferva 200 ml de água e, em seguida, coloque em uma xícara.
- Adicione de três a quatro folhas frescas de poejo à água quente.
- Em seguida, tampe a xícara e deixe em infusão por cerca de cinco a 10 minutos para que as propriedades da planta sejam liberadas.
- Coe o chá antes de bebê-lo morno.
- Os nutricionistas frisaram sobre não adoçar a infusão para preservar os ativos naturais.
Cautela
A especialista de nutrição sustenta que o ideal é consumir, no máximo, duas xícaras de chá de poejo por dia. Em grandes quantidades, a bebida pode ser tóxica, devido à substância pulegona, presente na planta.

“O uso excessivo pode causar náuseas, vômitos, dores de cabeça e, em casos mais graves, danos ao fígado. Tudo vai depende da quantidade: uma a duas xícaras ao dia não causarão esses sintomas”, salienta Ana Rosa Zaro. Ela emenda ao pontuar que gestantes e pacientes com problemas hepáticos devem evitar o consumo desse chá.
Guilherme explica que o chá de poejo não é recomendado para gestantes, pois tende a estimular contrações uterinas. Ao grupo das pessoas que precisam evitar a ingestão, ele inclui pacientes diagnosticados com condições renais.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.