A Havan, uma das maiores redes de varejo do Brasil, oferece licença-maternidade de seis meses para as colaboradoras desde que aderiu ao Programa Empresa Cidadã, há mais de uma década. O benefício, aliado a um ambiente que estimula o crescimento profissional, tem sido importante para muitas mulheres que conciliam a maternidade com o trabalho.
Ana Maria Leal da Veiga é uma delas. Hoje gerente de marketing da rede, ela entrou na empresa como analista de mídia, na equipe responsável pelas redes sociais do empresário Luciano Hang. Menos de um ano depois, descobriu que estava grávida. “Fiquei feliz com a gravidez, mas preocupada. Não sabia como isso seria recebido dentro da empresa, se haveria espaço para continuar crescendo”, lembra.
Durante os seis meses de licença, Ana manteve contato com a equipe e acompanhou de longe os projetos. Ao retornar, foi promovida. “Foi um voto de confiança enorme. Mostrou que a empresa acreditava em mim, mesmo em um momento em que muitas mulheres são colocadas de lado no mercado de trabalho”, diz.
Sete anos depois, ela lidera projetos estratégicos e atua diretamente com a diretoria da Havan. “Aqui, ser mãe nunca foi um impeditivo. Pelo contrário, aprendi a ser mais assertiva e a lidar com diferentes desafios”, completa.
Para Luciano Hang, dono da Havan, oferecer estrutura para que as mães tenham tempo com os filhos e possam se desenvolver profissionalmente é uma decisão que beneficia toda a empresa. “Nós acreditamos no potencial das pessoas. Quando alguém faz a diferença, não é a maternidade ou qualquer outro fator que vai limitar esse crescimento”, afirma.
Além da licença-maternidade estendida, a Havan também oferece 20 dias de licença-paternidade e realiza ações especiais de valorização das mães ao longo do ano. Em maio, por exemplo, todas as 181 lojas da rede, o Centro Administrativo, em Brusque (SC), e o Centro de Distribuição, em Barra Velha (SC), e postos de combustíveis, realizam homenagens em alusão ao Dia das Mães, com entrega de brindes e momentos de confraternização.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Havan