O conclave começou nesta quarta-feira (7/5) para a escolha do novo líder da Igreja Católica. No dia do evento, o nome de um dos postulantes a novo papa ganhou atenção em buscas na internet.
Com posições conservadores, Robert Sarah, de 79 anos, é um dos 133 cardeais que estão em isolamento na Capela Sistina, no Vaticano, desde às 11h30 (horário de Brasília), para definir o sucessor de Francisco.
Veja:
Cardeal da Guiné, Sarah já publicou sete livros, onde expressa suas opiniões sobre a Igreja Católica e o futuro do catolicismo. Entre elas, a oposição a imigração para a Europa e a preservação da cultura cristã no velho continente em meio a o crescimento do islamismo.
Em 2023, ele chegou a integrar o grupo de cardeais que questionaram o papa Francisco por conta da doutrina católica sobre casais do mesmo sexo e a ordenação de mulheres. No mesmo ano, o pontífice argentino aprovou uma decisão para que padres pudessem dar bênçãos a casais do mesmo sexo.
Robert Sarah quase ficou de fora do conclave deste ano por conta da idade. Em 15 de junho, o cardeal completa 80 anos, idade em que já não é mais permitido participar da eleição.