Colisões contra postes deixaram 62 mil brasilienses sem luz neste ano

A Neoenergia Brasília efetuou um levantamento e verificou que, nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 62 mil moradores do Distrito Federal ficaram sem energia elétrica devido a colisões de veículos contra postes da rede elétrica.

No período, ao menos 35 postes postes ficaram destruídos em virtude das colisões – mais de cinco por mês, em média. Na comparação com o mesmo período de 2024, o número de substituições necessárias desses equipamentos subiu 59%.

Após os acidentes, as equipes das concessionárias precisam não só trocar postes, mas também reconstruir redes e restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Devido à complexidade, os serviços podem levar horas para serem concluídos.

“Isso exige mão de obra especializada e, muitas vezes, só pode começar após a perícia policial liberar a área”, afirma Antonio Ribeiro, gerente de desempenho da operação da Neoenergia.

Além da falta de luz que prejudica moradores da região onde ocorreu o acidente, o problema custa cerca de R$ 5 mil para ser resolvido – valor que pode ser cobrado dos motoristas que colidiram contra os postes.

Neste mês, a distribuidora de energia promove ações de conscientização no trânsito, com blitze educativas pelas ruas do Distrito Federal.

Além das orientações sobre cuidados ao volante e verificação de itens de segurança antes de dirigir, a empresa ressalta que, em caso de acidentes com poste, não se deve sair do carro nem tocar em partes metálicas se houver cabos pelo chão.

Estar perto de fios energizados gera alto risco de choque elétrico. Nesses casos, é necessário esperar o atendimento técnico adequado, da companhia de energia ou dos bombeiros, por exemplo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.