Bife perfeito: chef dá 5 dicas para evitar que a carne fique dura

Enquanto alguns mestres-cucas preparam bifes suculentos e de dar água na boca, outros enfrentam perrengues no comando da panela, e o resultado é uma carne dura e ressecada. Caso pertença ao segundo grupo, o chef João Filippe pode ser a resolução dos problemas de quem se intitula como “fiasco na cozinha”.

Se costuma fazer bife que tende a ficar “incomível”, o ex-masterchef Brasil e influenciador de gastronomia destacou cinco erros cometidos na hora de fritar a carne. Ele ensinou como preparar o alimento corretamente e obter uma versão deliciosa.

4 imagens

O especialista aconselhou fazer cortes nas membranas laterais da carne

João Filippe ensinou como preparar a carne corretamente
O tipo de carne pode influenciar na textura
1 de 4

O influenciador de gastronomia deu dicas para quem deseja fazer um bife suculento

Getty Images

2 de 4

O especialista aconselhou fazer cortes nas membranas laterais da carne

Getty Images

3 de 4

João Filippe ensinou como preparar a carne corretamente

Getty Images

4 de 4

O tipo de carne pode influenciar na textura

Getty Images

1. Faça cortes nas membranas laterais da carne

De acordo com João Filippe, fazer pequenos cortes nas laterais do alimento evita que as membranas se contraiam e deixe o bife com o formato de orelha, que impede a carne de entrar em contato com a chapa.

2. Chapa quente

O chef aconselhou colocar a frigideira em uma boca grande do fogão com o fogo alto. Em seguida, ele sugeriu colocar um pouco de água.

“Ao colocar água na frigideira e perceber que o líquido está borbulhando, evaporando, a chapa ainda não está no ponto de receber o bife. Quando a água começar a deslizar livremente na superfície, a panela estará pronta para ser usada”, explicou o especialista.

Foto colorida de carne em frigideira - Metrópoles
A chapa deve estar quente para receber a carne

Quem tem o hábito de colocar um bife em uma chapa não muito quente, atenção que isso é um grande erro. O influenciador de gastronomia sustentou que a ebulição faz os líquidos presentes nas fibras saírem da carne e, por isso, gera uma “poça de água” na frigideira.

“Carne sem água é carne desidratada. Bife duro como resultado”, apontou o ex-masterchef Brasil.

3. De olho na frigideira

Nada de pôr mais de dois bifes na panela, conforme esclareceu João Filippe: “Coloque um ou dois bifes, senão o calor da chapa não vai dar conta de selar tudo. Se exceder a quantidade, irá cozinhar a carne, e não selá-la.”

Foto colorida de dois bifes em frigideira - Metrópoles
O chef receitou colocar somente um ou dois bifes na frigideira

4. Carne descongelada

O influenciador de gastronomia salientou: “Nunca frite o bife gelado, isso vai reduzir a temperatura da chama. Carne na chapa é resfriada, e não gelada”.

Segundo o especialista, colocar um bife em uma chapa bem quente obterá o efeito Maillard, que é quando os açúcares e aminoácidos da carne caramelizam, mantendo todos os líquidos dentro do alimento. “Isso garante uma textura maravilhosa e suculenta por dentro”, frisou.

5. Retirada do bife

Ao retirar o bife da frigideira, João Filippe orientou a “nunca colocar em uma travessa de metal”. Esse material é um ótimo condutor de temperatura e faz com que o alimento esfrie rapidamente. Ele indicou recorrer a utensílios de porcelana ou cerâmica, que mantêm o preparo quente por mais tempo.

Foto colorida de bife em prato, com salada e fritas - Metrópoles
O chef recomendou colocar o bife em travessa de porcelana ou cerâmica

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.