Brasília – O deputado Gilvan da Federal (PL-ES) foi suspenso por três meses pelo Conselho de Ética da Câmara após ofensas dirigidas à ministra Gleisi Hoffmann e ao deputado Lindbergh Farias. A decisão veio após votação com 15 votos a favor e 4 contra.
Durante a sessão, Gilvan insinuou que Gleisi seria uma “prostituta do caramba” e confrontou Lindbergh, que o chamou de “desqualificado”. O relator Ricardo Maia considerou a conduta incompatível com o decoro parlamentar.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o Deputado Paulo Pimenta faz um discurso forte contra a péssima conduta de Gilvan. As imagens mostram o deputado do Espirito Santo quase chorando. Um internauta chegou a manipular o vídeo para ilustrar o que estaria se passando na cabeça de Gilvan, ao ser achincalhado na presença de seus pares.
Ver no Threads
Suspensão por Quebra de Decoro
O Conselho de Ética decidiu suspender Gilvan da Federal por três meses devido a comportamentos considerados ofensivos e desrespeitosos. As declarações do deputado ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, segundo o relator Ricardo Maia.
Reações e Confrontos
Durante a votação, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) chamou Gilvan de “covarde”, provocando protestos de aliados do PL. O deputado Sargento Fahur respondeu: “Covarde é o senhor, que se aproveitou dessa situação”.
Histórico de Polêmicas
Não é a primeira vez que Gilvan se envolve em controvérsias. Em 2023, foi denunciado ao STF por calúnia e difamação contra o presidente Lula e o então ministro Flávio Dino. Também desafiou o senador Marcos do Val para uma briga e empurrou um homem durante uma sessão na Câmara.
Pedido de Desculpas
Na véspera do julgamento, Gilvan pediu desculpas no plenário, afirmando que não teve intenção de ofender e que reagiu a provocações. O presidente da Câmara, Hugo Motta, reconheceu o gesto, mas a deputada Maria do Rosário rebateu, dizendo que as palavras não podem ser retiradas com desculpas.
O post Vídeo que mostra Gilvan da Federal quase chorando com discurso de Pimenta viraliza nas redes apareceu primeiro em Diário Carioca.