Os postos que são adeptos do chamado “golpe fantasma” acabaram de ganhar um novo inimigo em São Paulo. O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) criou uma plataforma para ajudar os consumidores a “fugir” de comércios que usam a prática criminosa.
- Bomba de gasolina com sistema antifraude chega ao Brasil; veja como ela funciona
- Como o carro sabe se está rodando a gasolina ou a etanol?
O sistema do Ipem-SP permitirá que todos possam ter acesso online, por meio de um mapa digital, aos endereços exatos dos postos de combustível que já adotaram a tecnologia antifraude em suas bombas.
De acordo com o órgão, a ferramenta foi criada para aumentar a transparência e combater práticas ilícitas, como o fornecimento de volumes inferiores aos pagos pelos motoristas, golpe que ficou conhecido como “bomba fantasma”, e fez diversas vítimas por todo o país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Essa transparência permite que o consumidor faça escolhas mais seguras, optando por locais onde as bombas foram verificadas e aprovada pelo Ipem-SP, garantindo que o volume de combustível adquirido seja o mesmo que está sendo pago”, explicou o superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, em comunicado oficial.

Como saber se a bomba é antifraude?
Para descobrir se a bomba de combustível está ou não com o dispositivo antifraude, basta seguir alguns passos. É fácil e rápido: basta acessar o site do Ipem-SP, inserir a cidade que pretende pesquisar e consultar os postos de combustível que já contam com a bomba certificada.
“Essa é uma conquista importante na luta contra fraudes no setor de combustíveis. Agora, o consumidor terá mais autonomia para escolher postos que garantem mais segurança e confiança”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.
O Ipem-SP mantém a recomendação de denunciar qualquer atitude suspeita em postos de combustível no que diz respeito aos produtos comercializados. Para isso, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (0800 013 05 22) ou por e-mail ([email protected]).
Leia mais:
- Carro automático: por que usar o “D” em ladeiras é ruim?
- Golpe da IA: como é a nova fraude que preocupa seguradoras de carros
Vídeo: Hidrogênio: o combustível do futuro? Conheça o carro que entrou para o livro dos recordes
Leia a matéria no Canaltech.