O desejo incontrolável por doces ou lanches pode ser mais do que uma vontade passageira — em alguns casos, é sinal de compulsão alimentar. Quando esses episódios se tornam frequentes, podem comprometer a rotina e a relação com a comida. A boa notícia é que existem formas eficazes de lidar com esses impulsos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 4,7% da população brasileira sofre de transtornos alimentares, quase o dobro da média global, de 2,6%, segundo pesquisa realizada em 2021. Diante desse cenário, fica ainda mais evidente a importância de adotar estratégias para evitar comportamentos que prejudicam com frequência nossos esforços.
Pensando nisso, o nutrólogo Edson Ramuth, fundador do Emagrecentro, rede especializada em emagrecimento saudável e estética corporal, oferece 4 orientações práticas. Confira:
1 – Identificar gatilhos emocionais
Muitas vezes, o desejo de consumir algo está relacionado a sentimentos como estresse, ansiedade ou tédio. Reconhecer essas sensações é um passo essencial.
“O emocional tem grande influência nas escolhas alimentares. Aprender a gerenciar os sentimentos de forma positiva é fundamental para evitar o impulso de comer fora de hora”, orienta o especialista.
Veja todas as dicas na matéria completa no portal Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!