O Vaticano divulgou, nesta quinta-feira (8/5), a cor da fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina, sinal que indica o resultado da votação para escolha de um novo papa. A fumaça, inicialmente, parecia branca, o que levou a Santa Sé a publicar a situação nas redes sociais.
Pouco depois, no entanto, o sinal escureceu e ficou claro de que a escolha do novo pontífice ainda não havia sido feita.
A Santa Sé publicou na rede social X que a fumaça era branca, mas, após confirmarem que a cor era, na verdade, preta, apagaram o post. Veja:

A tradicional fumaça preta voltou a sair da chaminé, sinalizando que os cardeais reunidos no conclave ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o próximo papa, nesta quinta.
A cor da fumaça confundiu até mesmo freiras que aguardavam o resultado do conclave nesta manhã. Elas se surpreenderam ao ver a fumaça inicialmente branca, que logo escureceu, indicando que o novo papa ainda não havia sido escolhido.
Esta é a segunda vez desde o início do conclave que o sinal escuro foi exibido: nessa quarta-feira (7/5), a primeira votação também não definiu o novo papa.
Ao longo da história, houve eleições papais tanto longas quanto curtas. A mais longa foi a do papa Gregório X (1210–1276), que durou dois anos e nove meses. A demora se deu por conta de divisões políticas.
Ao todo, são necessários dois terços dos votos, ou 89 dos 133 cardeais.
O sinal visual sairá da chaminé da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação durante o conclave. De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a fumaça será visível em dois momentos principais do dia:
- pela manhã: entre as 5h30 e as 7h (horário de Brasília)
- à tarde: entre as 12h30 e as 14h (horário de Brasília)