Washington – O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou o novo papa Leão XIV, o primeiro pontífice nascido em solo norte-americano. A mensagem foi publicada nesta quinta-feira (8) na Truth Social.
Apesar do tom amistoso, Robert Francis Prevost, agora papa, já fez críticas públicas a Trump e ao vice-presidente JD Vance, ambos católicos conservadores.

“Grande honra para os EUA”, diz Trump
Na postagem, Trump escreveu: “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. Que emoção e que grande honra para os Estados Unidos”.
Ele ainda completou que “não vê a hora de conhecer o papa Leão XIV”, afirmando que será um “momento significativo”.
Papa já detonou Trump e Vance
A relação entre eles, porém, não é das mais próximas. Antes de virar papa, Leão XIV criticou abertamente Trump e JD Vance.
Por exemplo, compartilhou um artigo que rebatia Vance, afirmando que “Jesus não nos pede que classifiquemos nosso amor pelos outros”, em resposta a falas do vice sobre imigração.
Perfil progressista e fala voltada aos pobres
Leão XIV tem estilo parecido com o de Francisco: progressista, ligado a pautas sociais e à defesa dos pobres e imigrantes.
Na primeira fala como papa, pediu uma Igreja missionária e próxima dos que sofrem. Ignorou os EUA e citou o Peru, onde viveu boa parte da vida, como referência pessoal.
Carreira no Vaticano e influência de Francisco
Com dupla cidadania, americana e peruana, ele foi prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos e teve papel ativo nas reformas de Francisco.
Foi nomeado cardeal em 2023 e ganhou força entre os que queriam manter a linha reformista do papa anterior. Também foi um dos responsáveis por abrir espaço para mulheres nos processos internos da Igreja.
O post Donald Trump parabeniza Leão XIV, papa crítico ao seu governo apareceu primeiro em Diário Carioca.