Deixar um carro parado por semanas ou meses pode parecer inofensivo, mas a inatividade prolongada é prejudicial a diversos componentes. Carros são projetados para rodar, e a não utilização é considerada uso severo pelas fabricantes, podendo até causar desgastes prematuros aos veículos.
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O CT Auto preparou uma lista com dicas para quem deixa o carro parado por muito tempo na garagem, visando preservar sua condição, evitar reparos custosos e garantir uma partida segura quando for necessário utilizá-lo novamente. Abordaremos os principais pontos de atenção e procedimentos que devem ser realizados para aumentar a vida útil do veículo.
Pontos de atenção em carros sem uso
A falta de uso regular afeta múltiplos sistemas do veículo. Compreender quais componentes são mais vulneráveis é o primeiro passo para uma preservação adequada.
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Bateria
A bateria é um dos primeiros componentes a sofrer. Mesmo com o carro desligado, ela sofre descarga espontânea, perdendo carga naturalmente com o tempo. O calor também contribui para isso.
Além disso, o carro também consome uma pequena quantidade de energia para manter sistemas como alarme e memória da injeção eletrônica. Sem a recarga natural fornecida pelo alternador com o motor em funcionamento, a bateria descarrega progressivamente, podendo sofrer danos irreversíveis se a tensão cair muito.
Por isso é sempre importante ligar o veículo quando ele fica parado por muito tempo. Mesmo que seja dentro da própria garagem.
Pneus
Ao ficar parado, a pressão interna do pneu diminui. Essa redução combinada com o peso do veículo concentrado sempre no mesmo ponto da banda de rodagem pode causar deformações permanentes (conhecido como flat spotting), resultando em vibrações e desconforto ao dirigir, além de comprometer a segurança.
O material utilizado para a fabricação de pneus também sofre desgastes prematuros com a não utilização do carro. A borracha pode oxidar, ficando quebradiça e forçando uma troca antes do fim da vida útil indicada pela fabricante.

Fluidos
Óleo do motor, fluido de freio, líquido de arrefecimento e fluido da direção hidráulica podem se degradar ou absorver umidade com o tempo, mesmo sem uso. O óleo pode perder propriedades lubrificantes, o fluido de freio pode absorver água (reduzindo a eficiência da frenagem) e o líquido de arrefecimento pode perder suas propriedades anticorrosivas.
Combustível
Gasolina e etanol também são componentes que se deterioram com o tempo. A gasolina pode oxidar e formar gomas e vernizes que obstruem bicos injetores e a bomba de combustível. O etanol tende a absorver água, o que pode causar corrosão no tanque e problemas na partida.
Borrachas e Mangueiras
Componentes de borracha, como mangueiras do sistema de arrefecimento, vedantes e palhetas do limpador de para-brisa, podem ressecar e rachar devido à falta de lubrificação natural (movimento e fluidos circulando) e à exposição a variações de temperatura e umidade.
É a mesma situação dos pneus. Com a baixa quantidade de uso, os materiais começam a passar por deteriorações prematuras.

Sistema de Ar-Condicionado
Ao não utilizar o ar-condicionado do seu veículo, você pode danificar alguns componentes. A mangueiras e vedantes ressecam pela falta de uso, assim como o compressor, que passa a ter menos lubrificação, gerando desgaste.
O acúmulo de poeira e outros tipos de sujeira também é um grande problema. Isso causa mau cheiro no sistema, além de reduzir a eficiência do ar.
Pintura e Interior
Acúmulo de poeira, dejetos de pássaros, seiva de árvores e até raios solares podem danificar a pintura. As manchas criadas são praticamente irreversíveis, nem mesmo com polimento elas saem. É necessária uma repintura para isso.
O interior também não está de fora. A falta de ventilação pode favorecer odores desagradáveis e mofo, especialmente em locais úmidos. E torça para que nenhum animal ou inseto entre na cabine do seu veículo.

Dicas para o carro parado não apodrecer
Apesar de parecer trabalhoso, cuidar de um carro parado é muito mais fácil do que você deve imaginar. É sempre bom lembrar: prevenir é melhor do que remediar.
A frequência ideal para realizar alguns destes procedimentos pode variar, mas geralmente são recomendados para períodos de inatividade superiores a duas ou três semanas.
Bateria
- Desconecte o cabo negativo da bateria para interromper o consumo residual de energia.
- Considere o uso de um carregador de bateria inteligente (flutuante), que mantém a carga ideal sem sobrecarregar.
- Se possível, ligue o motor do carro por cerca de 15-20 minutos a cada 1-2 semanas para que o alternador recarregue a bateria.
Pneus
- Calibre os pneus com a pressão máxima recomendada pelo fabricante (geralmente indicada na etiqueta da porta do motorista ou manual) para minimizar a deformação.
- Se o carro for ficar parado por muitos meses, mova-o alguns centímetros para frente ou para trás a cada 15 dias para mudar o ponto de apoio dos pneus.
- Para períodos extremamente longos, considere o uso de cavaletes para suspender o veículo, aliviando o peso sobre os pneus.
Combustível
- O ideal é deixar o tanque o mais cheio possível, especialmente com gasolina. Isso reduz o espaço para condensação de umidade e a evaporação de componentes voláteis.
- Utilize um aditivo estabilizador de combustível, seguindo as instruções do produto, para prolongar a vida útil da gasolina ou etanol e prevenir a formação de depósitos.
Fluidos
- Verifique os níveis de todos os fluidos antes de parar o carro.
- Se o período de inatividade for muito longo (mais de 6 meses), considere trocar o óleo do motor e o filtro antes de guardar o veículo, pois o óleo usado contém contaminantes ácidos que podem ser corrosivos. O fluido de freio também pode precisar de atenção especial devido à sua higroscopicidade (absorção de umidade).

Limpeza e Proteção
- Lave e encere o carro antes de guardá-lo para proteger a pintura.
- Limpe bem o interior para evitar odores e mofo. Não deixe restos de comida.
- Utilize uma capa automotiva de material respirável se o carro for ficar em ambiente externo ou sujeito a muita poeira. Evite capas plásticas que retêm umidade.
Partida Periódica
- Além de carregar a bateria, ligar o motor periodicamente (a cada 1-2 semanas) ajuda a circular os fluidos (óleo, arrefecimento) e lubrificar componentes internos do motor e transmissão.
- Acione também o ar condicionado por alguns minutos durante essas partidas para manter os vedantes lubrificados e o sistema em ordem.
O que fazer antes de voltar a usar o carro
Antes de voltar a usar um carro que ficou parado por muito tempo:
- Inspeção Visual: Verifique se há vazamentos sob o veículo, ninhos de roedores no compartimento do motor ou danos visíveis em mangueiras e correias.
- Bateria: Reconecte ou recarregue a bateria, se necessário.
- Pneus: Calibre os pneus para a pressão correta de uso. Verifique se há deformações ou rachaduras.
- Fluidos: Verifique os níveis de óleo, líquido de arrefecimento e fluido de freio. Se estiverem baixos ou com aparência estranha (contaminados, leitosos), complete ou considere a troca antes de ligar.
- Partida: Dê a partida sem acelerar. Deixe o motor funcionar em marcha lenta por alguns minutos para que o óleo circule e lubrifique todas as partes antes de exigir esforço. Observe asluzes de advertência no painel.
- Primeiros Quilômetros: Dirija com cuidado nos primeiros quilômetros, atento a ruídos estranhos, vibrações (pneus deformados) ou comportamento anormal dos freios.
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