Os primeiros compromissos do novo papa, Leão XIV, foram anunciados nesta quinta-feira (8/5) pela sala de imprensa do Vaticano. Ele foi apresentado ao público na janela central da Basílica de São Pedro, onde cumprimentou os fiéis com acenos e realizou um discurso em italiano, além de pronunciar algumas palavras em espanhol.
Nesta sexta-feira (9/5), às 11h (6h no Brasil), o papa celebrará uma missa com os cardeais na Capela Sistina, que será transmitida ao vivo pelos canais de mídia do Vaticano.
Depois, no domingo (11/5), às 12h (7h no Brasil), ele recitará a oração Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro.
E na segunda-feira (12/5), às 10h (5h no Brasil), Leão XIV se reunirá na Aula Paulo VI com todos os profissionais de mídia credenciados na sala de imprensa do Vaticano que acompanharam os eventos das últimas semanas.
Quem é o novo papa
Eleito o primeiro papa norte-americano, Prevost, de 69 anos, é sucessor de Francisco e foi eleito o 267º pontífice da história. Ele nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. Seus pais são Louis Marius Prevost, de origem francesa e italiana, e Mildred Martínez, com ascendência espanhola.
Em 1977, ele entrou para o noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis, cidade no Missouri. Depois, estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em teologia. Além disso, foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 30 de setembro de 2023.
Aos 27 anos, Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Ele foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982 e, em 2014, o papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo.
Conclave chega ao fim
O posto estava vago desde a morte do papa Francisco, ocorrida em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio, natural da Argentina, foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
O responsável por comunicar o resultado do conclave foi o cardeal francês Dominique Mamberti. Ele pronunciou a tradicional frase “Habemus papam” (“Temos um papa”) e anunciou o escolhido pelos cardeais.
O conclave para a escolha do pontífice teve início na quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estavam isolados no Vaticano para decidirem quem iria liderar a Igreja Católica pelos próximos anos.