Saiba como será o encontro de Lula e Xi Jinping na China

Pequim – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aterrissa na China neste domingo (11) para sua segunda visita oficial ao país asiático. A agenda inclui encontro com Xi Jinping, fórum empresarial e uma recepção embalada por Gilberto Gil.

A comitiva é numerosa: são dez ministros, dois governadores, oito parlamentares e chefes de entidades como o BNDES, Banco do Brasil, Embrapa, ApexBrasil e IBGE.


Lula desembarca em Pequim com agenda cheia
Depois de visitar Moscou para os 80 anos do fim da Segunda Guerra, Lula parte para mais uma etapa de sua diplomacia internacional. Com ele, embarcaram nomes de peso do governo.

A viagem é similar à de abril de 2023, mas, desta vez, sem participação de lideranças sindicais ou movimentos sociais.


Encontro com Xi e acordos bilionários
No dia 12, Lula e o premiê Li Qiang encerram o Fórum Empresarial Brasil-China, que deve render novos investimentos e acordos comerciais.

Na edição anterior, foram firmadas cerca de 20 parcerias, inclusive a entrada do BOCOM BBM no sistema chinês de pagamentos CIPS, colocando o Brasil como o primeiro da América do Sul nesse sistema.


Rodada de reuniões e cerimônias diplomáticas
Entre os compromissos de Lula, estão reuniões com Zhao Leji, presidente da Comissão Permanente do Congresso chinês, e novamente com Li Qiang.

No dia 13, o petista fala no IV Fórum Ministerial Celac-China, ao lado de líderes como Xi Jinping, Gustavo Petro, Xiomara Castro, Gabriel Boric e Mia Mottley.


Cerimônia com trilha sonora de Gilberto Gil
A recepção oficial será marcada pela música “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, tocada durante a cerimônia de boas-vindas. No ano passado, a escolhida foi “Novo Tempo”, de Ivan Lins.

Estão previstos 16 acordos bilaterais já finalizados e outros 32 ainda em negociação, segundo o Itamaraty.


Quem está com Lula na China

  • Ministros: Rui Costa, Silvio Costa Filho, Simone Tebet, Mauro Vieira, Marina Silva, Alexandre Silveira, Paulo Teixeira, Alexandre Padilha, Luciana Santos, Carlos Fávaro e Márcio Elias Rosa
  • Governadores: Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Rafael Fonteles (Piauí)
  • Senadores: Weverton Rocha e Rogério Carvalho
  • Deputados: José Guimarães, Daniel Almeida, Talíria Petrone, Fausto Pinato, Rodrigo Gambale, Ruy Carneiro
  • Presidentes de entidades: Tarciana Medeiros (Banco do Brasil), Aloizio Mercadante (BNDES), Silvia Massruhá (Embrapa), Jorge Viana (ApexBrasil), Marcio Pochmann (IBGE)

A delegação volta ao Brasil na manhã de quarta-feira (14).

O post Saiba como será o encontro de Lula e Xi Jinping na China apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.