Levar o cachorro para passear é uma das atividades mais importantes da rotina do animal. Além de estimular os sentidos e favorecer o gasto de energia, o passeio contribui para o equilíbrio emocional, ajuda no controle do peso e melhora a saúde cardiovascular. É um momento de descobertas, cheiros novos, socialização com o ambiente e conexão com o tutor.
Mas para que essa experiência seja segura e tranquila, é indispensável o uso de coleira e guia. Esses acessórios são muito mais do que simples itens de controle: eles são ferramentas de proteção que ajudam a evitar acidentes, garantem a convivência harmoniosa com outras pessoas e animais e permitem que o tutor acompanhe cada passo do seu companheiro.
A seguir, confira motivos para nunca deixar de usar a coleira e a guia durante os passeios com seu cachorro!
Evita fugas inesperadas
Mesmo cães obedientes e acostumados com a rotina podem se assustar com situações imprevisíveis, como buzinas, trovões, fogos de artifício ou uma movimentação repentina.
Em momentos de medo, o instinto de sobrevivência pode fazer com que o animal fuja em disparada. A guia impede que isso aconteça, mantendo o pet sempre por perto e protegido do perigo de se perder ou sofrer algum acidente.
Continue a leitura no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.