O aluguel de carro tem se tornado cada vez mais comum no mercado brasileiro. Seja para ser utilizado como fonte renda ou até mesmo para utilizar no dia a dia para quem não deseja comprar um.
- Conheça o carro brasileiro que é o “menor do mundo”
- “Golpe fantasma” dos postos de gasolina está com dias contados em São Paulo
E é exatamente por isso que muitas empresas oferecem um serviço chamado de “carro por assinatura”, voltado para pessoas que querem ou precisam ter um veículo, mas não desejam ter posse dele.
Apesar de ter outro nome, o carro por assinatura segue a mesma receita utilizada em um aluguel de carro convencional. Você firma um acordo e paga uma taxa para a utilização do veículo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Mas a grande diferença entre as duas modalidades é: o período de contrato. Ao contrário da locação comum, o aluguel por assinatura tem acordos maiores, com prazo de 1, 2 e até 4 anos.
Assim como nos contratos de locação comuns, também há algumas regras para a utilização do veículo, que precisam ser cumpridas durante o período, como por exemplo o limite de rodagem mensal, que é estipulado durante o acordo.
Vantagens e custos de manutenção
Apesar de ser uma ótima opção, o serviço de carro por assinatura não é barato. Os preços variam de acordo com a categoria de cada veículo, mas a locação de modelos do segmentos de entrada está na casa dos R$ 2.000 para cima. Isso pode ser semelhante ao valor de um financiamento de um carro zero quilômetro. Então é necessário avaliar caso a caso.
O serviço por assinatura, porém, tem uma bela vantagem. Sempre que o cliente optar pela renovação do contrato, um novo carro 0 km será disponibilizado. Seja do mesmo modelo ou de outra categoria.
Outro detalhe importante sobre essa modalidade está nas manutenções periódicas do veículo. Em contrato, o cliente e a empresa de locação firmam o preço mensal do aluguel, e isso já inclui todos os custos e taxas de revisões e manutenção. O valor do seguro e até mesmo da assistência 24 horas também está incluso.

O crescimento deste setor tem sido muito alto nos últimos anos. Agora, além das empresas tradicionais de locação de veículos, as montadoras de carros também estão oferecendo serviços de aluguel de carros. Nissan, Toyota e Mitsubishi são algumas das montadoras que oferecem.
A Volkswagen é um caso curioso neste tópico. A marca oferece seus veículos tradicionais para locação, mas também seus carros elétricos que só podem ser “adquiridos” por meio do programa Sign&Drive.
Leia também:
- Quanto custa alugar uma Cybertruck da Testa?
-
Carro automático: por que usar o “D” em ladeiras é ruim?
Vídeo: Porque carros elétricos NUNCA serão uma realidade no Brasil
Leia a matéria no Canaltech.