A atmosfera da Terra “pulsa” acompanhando as explosões de energia do Sol. A descoberta é de pesquisadores liderados por Aisling O’Hare, pesquisadora da Universidade de Queen, no Reino Unido, que concluíram que nosso planeta é mais sensível à atividade solar do que se pensava.
- Explosões solares fortes trazem tempestade geomagnética à Terra
- Tempestade solar foi tão forte que deixou tratores “possuídos”; entenda
Como o nome indica, as explosões solares são erupções intensas e repentinas de energia em nosso Sol, que causam desde auroras espetaculares até interferências em comunicações de rádio e interferências em sistemas de GPS. Agora, o novo estudo revelou mais um efeito: as partículas do Sol alteram a ionosfera de forma sutil, mas presente.

O’Hare explicou que eles mostraram pela primeira vez como as emissões do Sol e a atmosfera da Terra pulsam de forma sincronizada durante as explosões solares. “Este estudo mostra o quão profundamente seus efeitos são sentidos na Terra”, acrescentou.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A conclusão é resultado de uma análise de uma explosão solar intensa ocorrida em 2012, causada por um grande grupo de manchas solares. Os dados dos observatórios Solar Dynamics e GOES-15 durante o evento revelaram que a explosão trouxe emissões energéticas em ritmo, que ocorriam aproximadamente a cada 90 segundos.
Após examinar dados de GPS de satélites e estações em solo, os pesquisadores encontraram pulsos correspondentes na ionosfera da Terra ocorridos 30 segundos após a explosão. Para os autores, o atraso se deve à atmosfera, que precisa de algum tempo para se ajustar e reagir completamente às mudanças em nosso astro.
Eles acreditam que a sincronização entre a atividade solar e a resposta da atmosfera da Terra revelam como nosso planeta é afetado rapidamente pelo clima espacial. Os resultados sugerem que os efeitos da atividade solar na Terra, como interrupções nos sistemas de comunicação e GPS, podem começar pouco antes da ocorrência dos fenômenos.
Leia também:
- Qual a diferença entre explosão e tempestade solar?
- Erupção solar 40 vezes maior que a Terra atinge Mercúrio
Vídeo: Projeto Tengyun
Leia a matéria no Canaltech.