Petrobras anuncia descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras informou nesta sexta-feira (9/5) a descoberta de “petróleo de excelente qualidade e sem contaminantes” no pré-sal da Bacia de Santos.

Em nota, a companhia afirmou que a presença de petróleo foi localizada em um poço exploratório no bloco Aram, localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos (SP), a uma profundidade de 1.952 metros.

“A perfuração desse poço já foi concluída, tendo o intervalo portador de petróleo sido constatado através de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido”, disse a Petrobras.

Ainda segundo a empresa, “é a segunda descoberta no mesmo bloco, seguindo o ótimo resultado já alcançado em outro poço exploratório no início do ano, onde encontramos petróleo de excelente qualidade”.

“O consórcio dará início às análises laboratoriais para caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados, que permitirão avaliar o potencial da área”, prossegue a nota da Petrobras. “Além disso, serão perfurados mais dois poços e realizado um teste de formação como parte do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD).”

A companhia informou ainda que o PAD “tem prazo final em 2027 e atividades adicionais de aquisição de dados poderão ser realizadas, conforme planejamento e obrigações contratuais estabelecidas junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”.

O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da ANP, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora.

Operadora do bloco, a Petrobras possui 80% de participação, em parceria com a empresa CNPC, que tem 20%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.