Gaivota leva rato para filhote comer no telhado segundos antes de fumaça branca

Na última quinta-feira (8), enquanto milhões de pessoas ao redor do mundo aguardavam o anúncio do novo papa, segundos antes da fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, indicando a eleição do papa Leão XIV, uma gaivota apareceu no telhado do Palácio Apostólico e regurgitou um rato para alimentar seu filhote, roubando a cena e se tornando meme instantâneo nas redes sociais.

  • Do que é feita a fumaça branca e a preta no conclave do novo Papa?
  • Quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV?

Esse comportamento das aves é comum na natureza e conhecido como regurgitação alimentar. É um processo pelo qual os pais digerem parcialmente a comida no papo e a oferecem aos filhotes, garantindo nutrientes essenciais. A cena foi transmitida ao vivo pelas câmeras de redes de notícias internacionais, tornando os pássaros improváveis protagonistas de um dos eventos mais solenes da Igreja Católica:

“Esta gaivota nunca saberá que está sendo observada por possivelmente centenas de gatos ao redor do mundo”, disse um dos internautas, ao compartilhar o registro de seu gatinho assistindo à cena:

As gaivotas não são novatas em aparições durante conclaves. Já em 2013, e novamente em 2014, elas chamaram atenção da imprensa e dos fiéis ao surgirem em momentos-chave no Vaticano. Desta vez, além de memes e brincadeiras com expressões como “Habemus Seagull”, a dupla de aves foi elevada a símbolo não oficial do conclave, com internautas especulando seu papel como “mascotes” do evento.

Leia também:

  • Papa Francisco apoiava uso de tecnologia e até foi meme a partir de IA; relembre
  • Líderes mundiais lamentam nas redes sociais a morte de papa Francisco

VÍDEO | ROBÔ PÁSSARO

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.