O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai se filiar nesta sexta-feira (9) ao PSD, partido comandado por Gilberto Kassab. O InfoMoney apurou que o gaúcho participa de cerimônia em São Paulo, na sede do partido, com a presença de Kassab. O ato está marcado para as 15h.
Leite deixa o PSDB depois de estar ligado ao partido por 24 anos, desde o início de sua vida política. De perfil articulador, Kassab fundou e preside o PSD e ocupa hoje a secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo Tarcísio de Freitas, em São Paulo.
Ao InfoMoney Entrevista, Leite disse que sairia do PSDB por entender que a sigla “deixa de existir” no seu formato original após a direção tucana anunciar uma fusão com o Podemos.
O governador afirmou que a definição de seu novo partido estaria conectada com os planos presidenciais dele. “Quando eu sento para conversar sobre o meu destino político, estou discutindo também a construção de uma candidatura presidencial. Eu tenho a aspiração pessoal, eu tenho disposição e me sinto preparado para liderar uma candidatura”.
Saída do PSDB
Eduardo Leite decidiu deixar o partido a que foi filiado desde os 16 anos de idade, o PSDB. No horizonte, um objetivo: viabilizar-se como o candidato a presidente da República em 2026.
Eduardo Leite trabalha para liderar um “terceiro polo”, alternativo aos hoje representados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por Jair Bolsonaro (PL). O político prefere o termo “terceiro polo” a “centro”. “Esquece a história de centro, é sobre um terceiro polo, que pode trazer uma conciliação de visões, de um estado mais enxuto, um liberalismo econômico, com bandeiras sociais importantes”.
Fonte: InfoMoney