O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou, nesta sexta-feira (9/5), as datas para as inscrições e a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Os candidatos terão de 26 de maio a 6 de junho para fazer as inscrições. Já as provas objetivas e de redação serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.
De acordo com o MEC, outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, deverão ser publicados em breve no edital que regulamentará a seleção. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame foi encerrado em 2 de maio.
Em 9 de novembro, está programado para ocorrer a aplicação do bloco de linguagens e ciências humanas, além da redação. No total, são 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas. Em 16 de novembro, a prova trará 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Tendo como referências os últimos anos, os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação, geralmente, ocorre às 13h30 e dura até as 18h30, podendo ou não se estrender até as 19h.