Vaticano — A eleição do novo papa, Leão XIV, anunciada nessa quinta-feira (8/5), trouxe surpresa e emoção também para religiosos brasileiros. Frei Rodrigo Antonio, padre da ordem Agostiniana que conviveu com o cardeal Robert Francis Prevost — agora pontífice —, esteve com ele em Roma pouco antes do início do conclave e compartilhou, em entrevista ao Metrópoles, impressões sobre o novo líder da Igreja Católica.
“Ele é muito simples, o conheço já há bastante tempo”, contou frei Rodrigo. Segundo ele, Prevost foi superior geral da ordem Agostiniana há cerca de 20 anos, quando o religioso brasileiro ingressou na congregação.
“É alguém próximo, um homem de muita oração. E que, com certeza, vai seguir as pegadas do nosso tão amado papa Francisco”, afirmou.
A escolha de Prevost para o papado foi recebida com surpresa. Após quatro rodadas de votação, encerradas no segundo dia do conclave, ele alcançou os 89 votos necessários para se tornar o novo papa. A fumaça branca apareceu por volta das 13h08 (horário de Brasília), sinalizando a decisão, e foi seguida pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.
“Foi uma surpresa grande, um presente, uma alegria, uma profunda emoção”, relembrou frei Rodrigo, que acompanhava a movimentação de perto, em Roma. “Na hora, a gente gritava: ‘Mas é nosso irmão, é um irmão nosso’. Então, alegria. Ainda estamos tentando entender tudo isso, esse tempo novo”, disse.
Confira a entrevista completa:
Relação com a América Latina
Com forte ligação com a América Latina, Leão XIV já esteve duas vezes no Brasil.
“Como padre, como frade, ele visitou o país várias vezes. Inclusive, estaria em Aparecida por esses dias para a assembleia da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil]”, contou Rodrigo.
O padre acredita que a relação com o continente deve continuar. “Ele tem um grande apreço pelo nosso país, mas também por toda a América Latina, especialmente o Peru, onde trabalhou como padre e depois como bispo”.
Mesmo com a recente nomeação, o religioso brasileiro já vislumbra a possibilidade de uma visita papal. “Agora deve haver convites. Tudo é bastante novo, mas tendo oportunidade, com certeza o papa vai nos visitar”, disse. E acrescentou, com bom humor: “O papa me conhece e sabe que eu, frei Rodrigo, existo.”
Quem é Leão XIV
O cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, é o novo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e é o 267º clérigo a ocupar no cargo. Ele é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Prevost iniciou seu noviciado em 1977 na Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em teologia.
Aos 27 anos, Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.