Missa de posse do papa Leão XIV já tem data marcada; confira o cronograma

O papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), será empossado oficialmente no dia 18 de maio, às 5h (horário de Brasília), na tradicional cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano. Este evento marcará o início do pontificado do americano Robert Prevost, o 267º papa da história da Igreja Católica. A cerimônia será acompanhada de perto por católicos de todo o mundo e terá como principal objetivo simbolizar o início do papado do novo pontífice, que se chamará Leão XIV.

O primeiro compromisso do papa Leão XIV

Na sexta-feira (9), o papa Leão XIV celebrou sua primeira missa para os cardeais na Capela Sistina, um momento importante em sua trajetória como novo líder da Igreja Católica. Durante a missa, ele ressaltou que a Igreja deve ser um “farol para o mundo”, destacando que a santidade dos seus membros deve ser o principal foco, ao invés da “grandiosidade de seus edifícios”. Essa mensagem reflete a postura do papa em relação à Igreja e ao papel que ela deve desempenhar na sociedade contemporânea.

Próximos compromissos do papa Leão XIV

Após sua primeira missa, o papa Leão XIV terá uma reunião com os cardeais neste sábado (10). Este encontro será uma oportunidade para o pontífice se conectar com os líderes da Igreja e alinhar as diretrizes para seu papado. No domingo (11), o papa fará sua primeira aparição pública após sua eleição, quando se dirigirá à multidão na sacada da Basílica de São Pedro, onde fará uma oração e saudações aos fiéis.

A eleição de Robert Prevost como papa Leão XIV

Robert Prevost foi eleito papa na quinta-feira (8), após conseguir dois terços dos votos no conclave. A eleição foi anunciada pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, por volta das 13h08 (hora local), com as tradicionais palavras “Habemus Papam”. A escolha de Prevost, que assumirá o nome de Leão XIV, marca o início de uma nova era para a Igreja Católica, com um pontífice de origem americana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.