Você sabe qual a hora certa de trocar o filtro de combustível?

Um dos pilares mais importantes para a preservação de um veículo é a manutenção. Todo proprietário deve seguir o manual do carro e as instruções da fabricante, além de realizar as revisões periódicas em dia. 

  • Preço de fachada: “golpe” dos postos de combustíveis entra na mira da ANP
  • Como os 35% de etanol na gasolina afetam o seu carro?

E isso vale para todo e qualquer componente mecânico do carro, mas, principalmente, para peças essenciais, como o filtro de combustível.

Apesar de simples, o filtro é extremamente importante para para um bom funcionamento e preservação da vida útil do veículo. Mas você sabe qual a hora certa de trocar o filtro de combustível do seu carro?


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Antigamente, as fabricantes indicavam uma troca menos recorrente para o componente, solicitando a substituição a cada 30.000 km. Mas isso mudou. Nos dias atuais, a maioria dos manuais pedem a troca a cada 10.000 km, assim como as revisões.

Essas informações, porém, variam de acordo com cada fabricante. Por isso é muito importante analisar o manual do seu carro. 

Qual a função do filtro de combustível?

Às vezes, há a necessidade de realizar esta troca antes do período indicado pela montadora. Mas para entender isso, primeiro precisamos saber qual a função desta peça.

Como o próprio nome diz, o filtro tem como objetivo filtrar. Mas, o que exatamente? 

Tanto o combustível quanto o tanque podem acumular impurezas, alguns exemplos são: poeira, ferrugem e até mesmo água. Além disso, é muito comum postos venderem combustíveis adulterados, que podem sobrecarregar o filtro e forçar uma troca antes do esperado. Por isso é muito importante abastecer em locais de confiança. 

O filtro, portanto, é responsável por não deixar essas impurezas chegarem até o motor. Caso a peça não trabalhe da forma correta, problemas mais graves podem acontecer. 

Quais são as principais ocorrências?

Por mais louco que pareça, uma mini partícula ou impureza que passa pelo filtro de combustível pode causar problemas mais sérios no motor do carro.

Os problemas mais comuns são na bomba de combustível, que acaba ficando sobrecarregada quando o funcionamento do filtro não está 100%. A falta de manutenção também pode gerar danos nos bicos de injeção eletrônica, que vão necessitar de uma limpeza ou até mesmo uma troca.

Painel do carro com luz de motor acesa
Motorzinho normalmente é utilizado para representar problemas na injeção (Imagem: Divulgação/DPaschoal)

Quando o filtro não está trabalhando da forma correta, é possível identificar de algumas formas. O consumo de combustível pode aumentar, assim como pode haver perda de desempenho e maior dificuldade nas acelerações. Há também alguns veículos que sinalizam no painel, normalmente com a famosa luz de injeção. 

É bom lembrar também que um filtro de combustível custa em média apenas R$ 30. Muito mais barato que uma limpeza ou troca dos bicos. Então, é sempre bom ficar atento.

Leia também:

  • Carro automático: por que usar o “D” em ladeiras é ruim?
  • Ar-condicionado do carro não gela: saiba motivos e como resolver

Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.